quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As Formas da Moda



Livro de Renata Pitombo será lançado no Cuca


         
A moda pode ser considerada um fenômeno cultural?  Como entender a dinâmica da moda em relação ao consumo contemporâneo? Pode ser a moda considerada uma arte? Essas e outras questões estão contidas no livro As Formas da Moda, comportamento, estilo e artisticidade, da professora Renata Pitombo. A obra será lançada às 20h do dia 10 de dezembro, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

O evento conta ainda com recital de piano e voz, com o músico Monclar Valverde e a exposição Imagem de Moda, Vitrina e Cotidiano, de Renata Pitombo. A publicação, com 166 páginas, traz o selo da editora Annablume (SP).

Segundo a autora, o livro se estrutura em dois momentos que se complementam, embora mantenham especificidades. Cada parte é articulada em seis capítulos que procuram desenvolver as ideias centrais que conduzem à reflexão.

Renata Pitombo explica que a primeira parte, Cultura, moda e estilo, privilegia as abordagens sobre a moda, sob o prisma da sociologia compreensiva procurando se aproximar da dinâmica da moda enquanto

 Fenômeno cultural. A autora também procura verificar a estreita relação entre a lógica da moda e a dinâmica do consumo.

Já a segunda parte do livro, vinculada às inquietações da estética, busca associar a moda como modo de aparecer do indivíduo. Essa aparição, que se manifesta através das modulações da aparência, ao envolver a corporeidade e a sensibilidade, inscreve-se num campo de investigação propriamente estético.


“Desse modo, buscamos empreender algumas reflexões sobre a relação da moda com a beleza, a artisticidade, o gosto, a criação e o estilo”, conclui a autora.

Nenhum comentário: