
Onda de protestos espontâneos tomou o país de surpresa, ofuscando a Copa das Confederações
Em termos de notícias em que o
Brasil teve destaque nas capas dos jornais de todo o mundo,
provavelmente 2013 foi um dos anos mais marcantes até hoje.
O país naturalmente já ganharia mais visibilidade internacional, visto que se prepara para receber dois dos maiores eventos esportivos internacionais, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.
Mas se a construção dos estádios e da infraestrutura para o Mundial de futebol já eram um destaque previsto nos noticiários do ano que se encerra, outros fatos foram mais imprevisíveis.
Para muita gente, dentro e fora do Brasil, este foi o ano em que o “gigante acordou”, com milhares de pessoas tomando as ruas em junho para protestar contra, entre outras coisas, os gastos nos preparativos para a Copa.
Dentro dos gramados, o título convincente na Copa das Confederações – frente à atual campeã mundial, a Espanha - fez de uma seleção desacreditada, como era a equipe brasileira, uma forte candidata ao hexacampeonato mundial em 2014.
Tragédias também colocaram os holofotes internacionais no Brasil. Logo no início do ano, o incêncio na Boate Kiss, em Santa Maria, que matou dezenas de jovens, comoveu o mundo.
E a economia emergente ganhou as manchetes com seus tropeços – a queda do império de Eike Batista e a os problemas econômicos do país, como o aumento dos gastos do governo e o crescimento econômico pouco vigoroso.
A BBC Brasil fez uma lista de dez temas que puseram o país em evidência neste ano. Confira e relembre os fatos:
- 1. Incêndio em Santa Maria
- 2. Estupro de turista no RJ
- 3. Seleção brasileira recupera imagem
- 4. Protestos
- 5. Espionagem
- 6. Leilão de Libra
- 7. O tombo de Eike Batista
- 8. A oposição se realinha no Brasil
- 9. A economia patina
- 10. A Copa, sempre a Copa

BBCBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário