quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Alex Ferraz

DESMATAMENTO
A notícia: "O desmatamento na Amazônia Legal chegou a 244 km² em outubro, aumento de 467% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram desmatados 43 km². O monitoramento foi feito pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), da organização Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém. O comentário: portanto, mente quem diz que o desmatamento está sob controle.

Como supor que os presidentes Lula e Dilma não soubessem de nada? (Carlos Chagas)

Será que não sabiam, mesmo?
Do blog Tribuna da Imprensa, reproduzo palavras sensatas do colunista Carlos Chagas: "A roubalheira na Petrobras envolve diretores da estatal nomeados por partidos políticos,  mais empreiteiras,  empresas prestadoras de serviços e políticos de diversos matizes. Como supor que os presidentes Lula e Dilma não soubessem de nada? De que forma aceitar que não  tenham sido informados pelos órgãos  de segurança do governo ou por simples comentários de auxiliares  imunes à mãe de todas as  lambanças jamais praticadas na história da República?
Sabiam e não fizeram nada? Na ânsia de manter o poder, deixaram e incentivaram que PT, PMDB, PP e outros partidos navegassem no mar de lama hoje exposto até as profundezas?"

O centro administrativo (I)
A prefeitura anuncia a intenção de construir o Centro Administrativo Municipal no bairro dos Barris, entre mais duas opções.
Bem, no que tange aos Barris, seria bom pensar duas vezes, pois trata-se de um bairro que já está completamente saturado em suas vias, devido ao grande número de empresas, escolas, à Biblioteca Central e seus equipamentos etc. Seria difícil criar vagas ali para o fluxo de veículos gerado pelo centro, que certamente será grande.

O centro administrativo (II)
Devo dizer que nasci e fui criado nos Barris, outrora pacato e confortável bairro, pois, embora vizinho do Centro, era silencioso e bem cuidado, além de possuir uma eterna ventilação. E tinha até uma linha de ônibus que o ligava à Praça da Sé...
Vi o local mudar e, de certa forma, degradar-se com a invasão maciça dos carros.

Como posar de grande?
Cidades com até 99% da população ainda sem saneamento básico (o caso de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia), 155 mil trabalhadores em regime de escravo, prisões que são autênticas masmorras medievais e hospitais que fazem uma senhora de 93 anos, infartada, esperar por 30 HORAS numa cadeira, fato ocorrido em São Paulo.
Como podem querer fazer pose em cúpula do G20 e coisas que tais? Primeiro, precisamos olhar para o que está debaixo deste imenso tapete verde.

Dizem as más línguas...
Enquanto, compreensivelmente, todos os olhos e ouvidos estão voltados para o caso Petrobras, comenta-se à boca miúda que a Eletrobras também careceria de investigação.
Com propinas ou sem propinas, o certo é que o rombo nesta outra grande estatal é cada vez maior. Êita!

Será que eles vão voltar?
Manifestações de rua pedindo impeachment de Dilma - e, infelizmente, também clamando pela volta dos militares.
Bem, quanto ao impeachment, é bom provável que o tema traga de volta às ruas os terroristas black blocks. Se é que vocês me entendem...

Nenhum comentário: