sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Feirenses abraçam coleta seletiva


Moradores dos conjuntos Centenário e Milton Gomes e do condomínio José Falcão da Silva estão abraçando o projeto pioneiro da Coleta Seletiva em Feira de Santana. Nestas localidades, o trabalho já vem sendo realizado uma vez por semana, todas as terças-feiras pela manhã, e já está resultando na coleta de cerca de meia tonelada a cada ação.
Ferro velho, papelão, papel, plásticos e também eletroeletrônicos são separados, ensacados e colocados logo cedo nas portas das casas, até o caminhão de coleta da Sustentare passar recolhendo todo material. E de lá encaminhado para a Associação de Catadores de Recicláveis do Conjunto Sérgio Carneiro, no bairro Tomba.
A iniciativa pioneira do Governo Municipal em Feira de Santana vem sendo coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), através de parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedeso) e de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semman).
O coordenador do projeto, o chefe de gabinete da Sesp, Deibson Cavalcante, avalia os resultados da iniciativa, já nesta segunda semana de implantação do projeto. “Observamos que o número de pessoas que estão aderindo à coleta seletiva vem crescendo e aumentando o volume de resíduos recicláveis que está sendo coletado. Agora vamos massificar a iniciativa com mais campanha, de casa em casa, para sensibilizarmos quem ainda não está participando da iniciativa para preservarmos o meio ambiente”, frisou.
Moradora da quadra C, nº 30 do conjunto Milton Gomes, a dona-de-casa Elza Monteiro Azevedo já praticava a coleta seletiva antes mesmo de ser instituída oficialmente no bairro. “Já fazia a seleção há muito tempo, separando garrafas e outros produtos de vidro, para evitar que os garis se machucassem, como também já vinha separando plásticos e papelão. Agora com esta iniciativa da Prefeitura outras pessoas também vão abraçando o projeto, que é muito importante para preservarmos o meio ambiente”, afirmou.
Já a professora Dulcelita Leal Costa, residente na Quadra B, nº 15, conjunto Centenário, além de abraçar o projeto de coleta seletiva, vai mais além na luta pela preservação do meio ambiente. Ela também já faz a coleta de óleo comestível saturado (usado) junto a vizinhança, a fim de evitar que joguem na rede de esgotamento sanitário ou diretamente no solo. E aproveita o resíduo para a fabricação de sabão em barra, que é distribuído gratuitamente com os próprios doadores da matéria prima.

Nenhum comentário: