terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alex Ferraz

PETROLÃO
Afinal, Dilma e Lula sabiam ou não sabiam? Afinal, são Dilma e seu governo que estão promovendo as investigações ou são os investigados? Afinal, o fundo do poço da Petrobras vai atingir o pré sal? Oh, senhor, quão atrozes são as dúvidas neste país onde reina a impunidade! Valei-nos!
Amazônia, se depende de ti o oxigênio do mundo, que as futuras gerações aprendam a respirar oxigênio em lata. 
(Orlando Carneiro, escritor)

Da Amazônia para o mundo, menos nós...
A notícia: "Um grupo de empresários brasileiros inovou e venderá no próximo ano água engarrafada 'retirada' do ar da Amazônia, especificamente da cidade de Barcelos (AM), localizada às margens do rio Negro. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, para a 'extração' da água, a empresa A2BR é feita por meio de uma espécie de ventilador que suga o ar para dentro do sistema, onde a umidade é condensada, purificada e recebe minerais.
A 'Ô Amazon Air Water' deverá ser lançada em março de 2015, terá distribuição inicial de 6 milhões de garrafas por ano, sendo 95% da produção destinada a restaurantes, hotéis cinco estrelas e free shoppings europeus, ao preço sugerido de € 6,5 (aproximadamente R$ 21)."

Ainda sobre a água amazônica (I)
Porém, nós, brasileiros, estamos fora desta. Conforme a Folha,  "brasileiros só poderão comprar a água do ar amazônico através da internet, a qual está reservada 5% da produção. Apesar dos planos de expansão de vendas, que prevê o fabrico de 12 milhões de garrafas para comercialização em 20 cidades americanas até 2019, o Brasil está fora do mapa de distribuição dos sócios da A2BR, devido aos custos com logística e tributos."

Ainda sobre a água amazônica (II)
O comentário: aquilo que já se imaginava há bastante tempo ganha agora contornos bem concretos, apesar de estarmos falando de água: a Amazônia Brasileira não é para os brasileiros.
E podem crer que não será somente em relação à água extraída do ar que isso se resume.
Muito mais vem (ou já veio...) por aí, para levar um pedaço da Amazônia para cada país do Primeiro Mundo, sem sobrar nada para nós, do Terceiro.

Segue o caos no trânsito (I)
Por que não se consegue resolver o tremendo nó no trânsito no trecho Relógio de São Pedro da Avenida Sete?
Ônibus do interior, caminhões e automóveis disputam estacionamento até em fila tripla. E o resultado é um irritante congestionamento que se estende até as Mercês.

Segue o caos no trânsito (II)
Elogiei aqui, há alguns dias, ação da Transalvador no viaduto de ligação entre a Cardeal da Silva e a Caetano Moura, à altura da TV Itapoan.
E fiz a ressalva: tomara que não seja fogo de palha. Mas foi. Sumiram após dois dias de sucesso na intervenção. Haja saco!

A engabelação do IPI
E o sonho acabou. O IPI vai voltar com força e os preços dos carros novos vão subir a partir de janeiro.
A redução do IPI enganou a muitos: consumidores se endividaram (alguns estão tendo que devolver os carros) acreditando em preço "baixo" (balela). E as montadoras, mesmo beneficiadas, seguiram demitindo. Adivinhem quem vai pagar a conta? Nós, claro...

Nenhum comentário: