domingo, 9 de novembro de 2014

Feira vai viver, pela segunda vez, um espetáculo de grande sucesso


  Quando as luzes se acenderem, os sinos badalarem, os corais subirem ao palco e começarem a entoar os primeiros cânticos, Feira de Santana presenciará, a partir do dia 10 de dezembro, um dos maiores festivais de cultura e arte religiosa. O Natal Encantado, que chega a sua segunda edição, prometendo superar a sua primeira edição, tanto em número de atrações quanto de público.
Serão mais de 160 apresentações, em oito espaços públicos diferentes e com a participação de grupos da Bahia, outros estados e até mesmo países. Este mega  evento, sem comparativo em nenhuma cidade do norte e nordeste, se reverte em produções sucessivas de espetáculos litúrgicos e de grande empatia com seu público alvo.   
“Bonito e emocionante, o Natal Encantado é um projeto cultural que veio para ficar. Já é um sucesso comprovado e promete ser ainda melhor neste ano”, comemorou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante a cerimônia de lançamento no Casarão Fróes da Motta, na noite desta quarta-feira, 5. 
A idealização é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parcerias com várias secretarias municipais que dão o apoio logístico e estrutural, além de algumas instituições ligadas à atividade comercial e de serviços, bem como da iniciativa privada.
Entre os dias 10 a 23 de dezembro, as pessoas assistirão a diferentes espetáculos em praças, igrejas – Catedral de Senhora Santana e Paróquia Senhor dos Passos - e de prédios públicos, a exemplo do Paço Municipal Maria Quitéria, sede da Prefeitura. Este ano, a Praça Padre Ovídio, que se encontra em reforma, ficará impossibilitada em sediar o evento. Parte das apresentações deverá ser realizada na Praça João Barbosa de Carvalho, comumente chamada de Praça do Fórum.
 
Maior, mais amplo e diverso
 
O Natal Encantado é um evento de todos e para todos. Do rico ao pobre. Para quem mora no centro ou na periferia, na sede ou nos distritos. Ele permite o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a algo considerado de alto nível e todo ele gratuito. Promove a diversidade cultural, fortalece a cidadania e estimula os artistas locais.
 Levará as pessoas a ouvir – para quem nunca o fez – Mozart e Vivaldi. Assistirão a grandes corais, concertos e orquestras, como a Orquestra Sinfônica da Bahia. Terão a oportunidade em ver uma apresentação do Balé do Teatro Castro Alves ou um recital lírico. A Família Lima já conhecida, pelo menos pela televisão, também marcará presença, e tantos outros grupos e companhias de dança.
“O Natal Encantado está maior, mais amplo e diverso”, afirmou o secretário de Cultura, Jailton Batista. Para ele o evento é uma oportunidade das pessoas carentes terem acesso à cultura, possibilitando-as um olhar diferente sobre a vida.
“Esta é uma época de manifestação da fé, na qual as pessoas ficam mais generosas. O espírito é de humanidade e de generosidade”, disse Jailton, diante de convidados, a exemplo do arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, vice-prefeito Luciano Ribeiro, secretários municipais e artistas feirenses. Representantes do comércio também marcaram presença.
O coral da Universidade Estadual de Feira de Santana e o Grupo de Chorinho e Samba Entre Amigos animaram a noite de lançamento da segunda edição do Natal Encantado, cuja programação vai contemplar também o distrito de Bonfim de Feira, Matinha, Jaíba e Maria Quitéria (São José). 

Nenhum comentário: