Mesmo depois da Copa do Mundo, o Brasil perdeu posição no
índice britânico Anholt-GfK de Marcas das Nações (NBI, sigla em inglês),
divulgado na última semana. Ficou em 21º lugar em 2014, entre 50 nações
avaliadas pela força mundial, caindo uma posição em relação ao ano
passado.
O NBI entrevistou mais de 20 mil pessoas em 20 países para conhecer suas percepções sobre as 50 nações presentes no ranking. As entrevistas foram conduzidas entre 10 e 28 de julho deste ano (a Copa do Mundo terminou no dia 13 de julho). À Agência Brasil,
o diretor do Índice, Xiaoyan Zhao, disse, que “ a pesquisa foi feita em
países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham importante e
diverso papel nas relações internacionais, nos negócios, no turismo e
nas atividades culturais. Eles foram selecionados na Europa, América do
Norte, Ásia, América Latina, África e no Oriente Médio, de forma a
garantir um balanço regional e de nível de renda”.
No
total 23 atributos, separados em seis categorias, são medidos pelo
índice. As categorias são: exportações, governança, cultura, apelo
popular, turismo, imigração e investimentos. O Brasil perdeu posições
em vários quesitos da pesquisa. No turismo, passou de 13º em 2013 para
17º em 2014. No apelo popular, de 17º para 20º.
Para
Xiaoyan Zhao, a Copa do Mundo atraiu atenções globais para o país,
dando ênfase aos problemas domésticos. A percepção de governança no
Brasil, por exemplo, piorou. Caiu de 24º para 29º em 2014. Na dimensão
cultural, entretanto, o país melhorou, passando de décimo para nono
lugar.
Zhao observou que "a reputação das nações
pode variar de uma região para a outra. No caso do Brasil, o melhor
desempenho é encontrado na América Latina. Entre os argentinos, o Brasil
fica em 15º das 50 nações listadas no ranking. Entre os
mexicanos, em 17º. Mas também fora da América Latina, o Brasil tem
fortes mercados: na Turquia, por exemplo, fica em 15º lugar”, ressaltou o
diretor do Índice.
Pela primeira vez em seis anos,
o primeiro lugar no NBI não foi ocupado pelos Estados Unidos, mas pela
Alemanha. O resultado, para os pesquisadores, pode ter sido influenciado
pela vitória do país na Copa do Mundo e também pela liderança exercida
pelo país na Europa.
Confira abaixo a lista das 10 nações melhor colocadas no ranking:
1º Alemanha
2º Estados Unidos
3º Reino Unido
4º França
5º Canadá
6 º Japão
7º Itália
8º Suíça
9º Austrália
10º Suécia
Agência Brasil
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