sábado, 8 de novembro de 2014

Alex Ferraz

FACÍLIMO!
Esta Tribuna publicou ontem matéria mostrando como é fácil comprar o veneno chumbinho na Bahia. Eu completo: e é também facílimo comprar "dinamitinho". Sim, porque é cada vez maior - virou rotina, aliás - o número de caixas eletrônicos e até mesmo agências bancárias explodidas na capital e no interior. Se tivéssemos um Bin Laden aqui, já teríamos sumido do mapa.

"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." (Aristóteles)

Guanambi, mármore e trabalho
Em meio ao intenso noticiário sobre a primeira morte por gripe suína na Bahia este ano, ocorrida em Guanambi, fala-se "en passant" sobre o fato de a vítima ter contraído o vírus já com a capacidade pulmonar debilitada, "porque trabalhava numa marmoaria e respirava o pó de mármore". Médicos e jornalistas falam nisso como se fosse algo normal. Não é. É, sim, um escândalo saber que o trabalhador respirava o perigosíssimo pó de mármore, porque necessariamente teria que usar máscara para evitar a inalação.
Diante da naturalidade com que esse detalhe é abordado, é de supor que não haja vigilância nem esclarecimento sobre o uso indispensável da máscara. Órgãos de fiscalização do trabalho e sindicatos deveriam fiscalizar isso.

Aliás, por falar em sindicatos...
A maioria dos sindicatos, hoje, usa os direitos e condições dos seus associados para trazer vantagens financeiras e de poder para seus dirigentes. É fato claro, incontestável.
Quando se trata de fiscalizar de verdade as condições de trabalho, eles falham pateticamente.

Mais rebordosa, minha gente
As notícias: "Após dez anos de queda, número de miseráveis volta a subir. Há ainda 10,45 milhões vivendo abaixo da linha da pobreza."
"Operadora Nacional do Sistema admite que risco de faltar energia é de 5% e já se fala em desligamento programado em 2015."
Mais a más notícias que só vieram à tona APÓS a reeleição. Hum!

Momento de bom humor
Imagino a criança paulista rogando à mãe que lhe dê um banho, mas esbarrando sempre na negativa materna, com o argumento de que o governador paulista pede que racionem o uso da água.
E aí, a criança diz:
- Ah, mãe, então passa álcool em mim...

Uma matemática muito doida
Na coluna do Cláudio Humberto: "Estranha a matemática que soltou José Dirceu. Ele descontou 142 dias da sua sentença, por ter supostamente trabalhado três vezes mais que isso (426 dias), ou sejam, 14 meses. Mas ele só ficou preso 11 meses." O comentário: enquanto isso, quem vai preso por roubo de galinha nao tem  vez!

Devo, não nego, e não pago
A notícia: "O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou o prefeito de Mairi, Raimundo de Almeida Carvalho, em R$ 5 mil."
O comentário: ainda não tenho notícia de um prefeito condenado que pagou a multa ou devolveu dinheiro surrupiado. É o chamado crime PREFEITO.

Nenhum comentário: