quinta-feira, 28 de julho de 2016

Máquina transforma seu xixi em água potável

Beber xixi pode até parecer nojento. Mas um grupo de cientistas da Universidade de Gante, na Bélgica, provou que não precisa ter asco: eles criaram uma máquina que usa apenas energia solar para transformar urina em água potável e em fertilizante para a agricultura. Os caras confiam tanto na própria invenção que beberam, eles mesmo, o xixi limpinho - e vão até usar a água que resultou do primeiro teste para fazer cerveja.
A técnica é simples: em um tanque, a urina é coletada e aquecida, usando energia solar. Depois, o que sobra é filtrado por uma membrana que consegue remover 95% da amônia, uma substância tóxica, do xixi (é, ainda sobram 5%, mas os cientistas garantem que essa porcentagem não faz mal para a gente). Nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo também são separados da água, e podem ser usados para fertilizar a terra. 

O primeiro grande teste da engenhoca foi feito pela equipe no festival Gentse Feesten, em Gante no norte da Bélgica - um evento de teatro e música que dura dez dias, e que costuma reunir cerca de um milhão de pessoas. Lá, os cientistas colocaram o xixi captado nos banheiros químicos na máquina, e conseguiram recuperar, em duas horas, mil litros de água limpa - que será usada para fabricar cerveja, uma das maiores especialidades da Bélgica. Leia mais em Super Interessante

Nenhum comentário: