quinta-feira, 7 de julho de 2016

Por que deletamos amigos do Facebook? A ciência explica

As pessoas tem, em média, 338 amigos do Facebook - muito mais do que são capazes de manter na vida real. É mais fácil dizer "sim" do que "não" quando você recebe uma solicitação de amizade na rede e assim vamos acumulando centenas de colegas virtuais. Agora, os pesquisadores estão tentando entender o fenômeno contrário: o que está por trás do impulso de desfazer uma amizade no Facebook?
Christopher Sibona, da Universidade de Colorado, em Denver, decidiu investigar quais amigos tem mais chance de não passar pela cyberpeneira das amizades. Ele entrevistou mais de mil usuários da rede de Zuckerberg para chegar a uma resposta.
A conclusão foi de que o maior inimigo das suas amizades facebookianas é a passagem do tempo. Os amigos da época do colegial ficam em primeiro lugar nas relações virtuais desfeitas. No top 5, também estavam os contatos profissionais, de colegas de trabalho a clientes e fornecedores. Mas os motivos para cortar essas pessoas da sua vida online são muito diferentes.
De acordo com a pesquisa, deletamos os amigos do colegial por dois motivos principais: eles postam conteúdo radical sobre política e religião ou fazem um grande número de posts sobre assuntos irrelevantes. A teoria de Sibona é que somos menos tolerantes com as besteiras postadas por esse tipo de amizade antiga.  "É possível que, no colegial, as pessoas não soubessem as posições políticas e religiosas umas das outras. Também é possível que um deles (ou ambos) tenha mudado suas visões desde aquela época", diz o estudo. Click no link eleia mais em Super Interessante.


Nenhum comentário: