sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aeroporto de Feira de Santana está recebendo obras e aeronaves

            Enquanto políticos e empresários se digladiam para a recuperação ou construção de um novo aeroporto em Feira de Santana, o equipamento está recebendo obras por parte do governo do Estado e diversas pequenas aeronaves continuam pousando por lá diariamente. Segundo o operador do posto de combustíveis, a recuperação do aeroporto é algo irreversível, pois ele serve de base para aeronaves se reabastecerem e como pouso alternativo ao aeroporto de Salvador. Os aviões fabricados pela Paradise, que fica bem ao lado do aeroporto, também o utilizam para testes. Além disso, lá também funciona uma escola de pilotagem.
            “O movimento aqui não pára”, afirma Jorge Ley, operador do posto de combustível que leva a bandeira da Shell. Segundo ele, no mesmo instante em que está vazio, de repente, pousam diversas aeronaves em busca de manutenção, combustível, ou apenas trazendo visitantes. “Chrga avião de tudo quanto é canto do mundo, e com as mais diversas finalidades”, afirma. Além disso, proprietários locais de pequenas aeronaves utilizam os hangares do aeroporto para guardá-las.

            Quando nossa reportagem esteve no local, um avião levantou vôo com um fotógrafo que fazia mapeamento aéreo para alimentar os GPS dos aviões da Paradise. “Esses equipamentos são importados, e por isso não têm o mapeamento da nossa região. Nós precisamos alimentá-los com informações locais”, explica Jorge.

            Além do muro que está sendo construído em torno de toda a área do aeroporto, as pistas de taxiamento e de pouso e decolagem já estão todas demarcadas para recapeamento, pois com o tempo algumas depressões se formaram, acumulando poças d’água, o que se constitui em risco para a aviação.

            “Da última vez em que o governador esteve aqui nós fizemos ver a ele a importância desse aeroporto para toda a aviação. Nós temos uma das maiores pistas de todo o Nordeste (1.500 m), e qualquer avião pode pousar e decolar aqui. Mostramos a ele números estatísticos que comprovam a grande movimentação de aviões, porque Feira de Santana está num lugar estratégico e o aeroporto de Salvador já está muito congestionado”, afirmou Jorge Ley.

Nenhum comentário: