quarta-feira, 20 de abril de 2011


Como surgiu “Fado Tropical”

(Por ocasião do descobrimento do Brasil)

“Fado Tropical" é uma música de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra. No livro "Histórias de canções",  de Wagner Homem, o autor, depois de muitas pesquisas e conversas com Chico e amigos conseguiu saber a história da maioria das músicas do poeta carioca. “Mostramos como Chico inspirou-se para fazer, Fado Topical”.
Nesta canção, de 1973, Chico faz uma perfeita comparação poético-cultural entre Portugal e Brasil.  O País luso vivia em plena ditadura fascista de Marcelo Caetano e o Brasil já se sabe, não é? A música, de letra longa e rica, entremeada por um soneto declamado por Ruy Guerra, foi tida como ofensiva tanto por Portugal como pelo Brasil.  Com a Revolução dos Cravos, que em Abril de 1975 depôs a ditadura portuguesa,  a música ficou sendo considerada subversiva e ameaçadora para o regime militar que ainda vigorava pelas nossas bandas.
A capa do disco teve que ser modificada às pressas  por causa da censura e na troca sobrou para Ruy Guerra, que teve seu nome retirado da capa branca. O soneto recitado por Ruy  com um perfeito sotaque lusitano além de cheio de lirismo é politicamente forte e sofreu um corte pela censura na parte em que o teatrólogo diz: "Sabe, no fundo eu sou um sentimental. Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo (além da sifilis, claro). (Essa parte foi cortada pela censura),
Detalhes interessantes nas comparações, principalmente culturais e geográficas entre Portugal e Brasil são o que dão  maior riqueza à música e ao grande sucesso do teatro que foi a peça “Calabar. O Elogio a Traição”.

Com informações de Marcos Moraes de Lima, Blogueiro do Pará.

Nenhum comentário: