sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porque um Aeroporto

Comentei outro dia sobre a inutilidade de um novo estádio de futebol para Feira de Santana e afirmei que mais importante para a cidade seria a recuperação do Aeroporto João Durval ou a construção de um novo. Recebi muitos comentários concordando comigo e muitos discordando. A maioria dos que discordaram argumentava, entre outras coisas, que seria muito oneroso para uma empresa de aviação decolar em Salvador e aterrissar em Feira de Santana.

Concordo. Seria mesmo. Mas, não se trata disso. Ouvindo várias opiniões de pessoas que representam as instituições interessadas no aeroporto de Feira de Santana, fiquei sabendo de dados interessantes. De antemão quero dizer que, quando defendo o aeroporto, é pensando em cargas. E sei que é oneroso para uma empresa decolar em Salvador e fazer uma escala aqui. Não se trata disso.

O aeroporto em Feira de Santana seria uma alternativa ao aeroporto de Salvador, que já está muito congestionado. Segundo dados das empresas de turismo e cargas, a cidade já apresenta uma demanda que permitiria que empresas de aviação tivessem linhas diretas para Feira de Santana. Em relação a Salvador, quando uma aeronave é impedida de aterrissar em Salvador, ela tem que desviar o seu destino em muitos quilômetros, para Recife, Alagoas ou Aracaju. Feira, em linha reta, está há cerca de 70 KM.

Um dado interessante é que assim como os jornais impressos, cujo valor arrecadado com a venda de exemplares é insignificante em relação aos anúncios, guardadas as devidas proporções, as empresas de aviação lucram mais com cargas que com passageiros, que são mero complemento de receita. E como, com a instalação do Pólo de Logística, a demanda de cargas será muito grande, estará justificada a utilização de um aeroporto em Feira de Santana.

Há ainda toda uma gama de atividades e negócios que giram em torno de um aeroporto, como escola de aviação, oficinas de aeronaves, aeromodelismo, shopping, e tantas outras coisas mais. É válido salientar que vizinho ao aeroporto João Durval já funciona uma fábrica de pequenos aviões, a Paradise.

Limitar um aeroporto à simples demanda de passageiros de Feira a Salvador ou vice versa é uma visão muito estreita da grandeza do empreendimento. Por isso, diversos setores da sociedade estão se manifestando para exigir do governo do Estado o necessário investimento no Aeroporto de Feira de Santana.

Porém, como o governo Wagner já demonstrou por diversas vezes a sua má vontade para com Feira de Santana, que está mal representada politicamente, será muito difícil mudar a opinião do secretário Zezéu Ribeiro, que disse com todas as letras que “o aeroporto de Feira de Santana não é prioridade”.

Nenhum comentário: