terça-feira, 26 de abril de 2011

Os oportunistas


Um integrante da Guarda Real do Palácio de Buckingham foi afastado de suas funções no dia do casamento real após chamar a noiva do príncipe William, Kate Middleton, de 'vaca arrogante' e 'cadela riquinha.' Cameron Reilly, de 18 anos, escreveu no seu site de relacionamentos que Ela e William passaram de carro por ele e tudo o que ele recebeu foi uma porcaria de aceno enquanto ela olhava pro outro lado. “Vaca arrogante idiota não sou bom o suficiente para eles”! – Teria escrito Cameron.

E não faltou quem logo se apressasse em fazer comentário contra ou a favor de Cameron. Os que se posicionaram contra devem ser simpatizantes da Família Real, ou simplesmente pessoas sensatas que perceberam que o rapaz tem sérios problemas comportamentais e mentais. Mas são os que ficaram a favor dele que me chamam a atenção. Nesses casos, os favoráveis a agressões verbais e físicas a autoridades, são contrários políticos ou sociais, que aproveitam o ensejo para incentivar o ódio contra pessoas que odeiam.

Já que não conseguem manifestar seu ódio, ficam a esperar oportunidades para incentivar inocentes úteis para que realizem por ele o que não têm coragem de realizar. São oportunistas, incentivadores da desordem e do caos político e social, que agem como abutres, esperando o fim da batalha para obter ganhos. Nunca travam suas próprias guerras, sempre esperam que outros o façam por eles.

Também quero fazer uma observação para você, meu amigo, minha amiga, que se deslumbra com facilidade perante celebridades. É muito bom o reconhecimento e respeito a quem tem talento e a quem sabe exercer sua autoridade dando-se ao respeito. Mas daí a buscar uma intimidade que não se tem e esperar que a celebridade lhe reconheça e lhe dê especial atenção no meio da multidão, vai uma grande distância.

O melhor a fazer é admirar à distância e buscar intimidades entre os nossos iguais. Eu me lembro de uma fábula que me contaram na infância, sobre uma panela de barro que queria sempre se mostrar ao lado de uma panela de ferro. No final deu-se que a panela de ferro, mesmo sem querer, deu um encontrão nela, fazendo-a em pedaços. É o que acontece quando buscamos intimidades com pessoas que estão num nível mais alto que o nosso.

Com isso não estou dizendo que devemos ser submissos, mas apenas humildes. E caso sejamos confrontados com alguma autoridade ou celebridade, devemos tratá-las da mesma forma que nos tratarem. Se nos respeitam, devemos dar respeito em troca. Se nos tratam mal, as trataremos mal também. Dizia minha avó que “quem muito se agacha o rabo aparece”.

As pessoas que buscam intimidades com celebridades ou autoridades, são oportunistas, e vivem como a lua que não tem brilho próprio e buscam sempre por um sol que as ilumine. Por isso, estão condenadas a viver sempre sozinhas, pois se afastam dos seus semelhantes sem nunca alcançarem o estrelato.

Nenhum comentário: