terça-feira, 3 de abril de 2012

Alex Ferraz

JUSTIÇA
Do advogado do senador Demóstenes Torres (DEM), após reconhecer que seu cliente está politicamente falido devido às graves denúncias: “No tocante à questão jurídica, porém, estamos tranquilos”. Então, ser flagrado não quer dizer nada para os tribunais. Esse país!
 
Nem todos penduraram as chuteiras
 
Anestesiados que estamos pelo marasmo que tomou conta da criação musical brasileira no que tange às questões sociais, notadamente a partir da chamada era Lula (que, aliás, silenciou também sindicatos e estudantes), somos levados a crer que não é mais “moderno” ou “da hora” assumir posições políticas através da arte musical. Ledo engano!
No Brasil, mais precisamente em São Paulo, aonde veio mostrar o espetacular show “The Wall”, o músico Roger Waters, do extinto Pink Floyd, em entrevista ao canal Globo News, deixou mais do que claro (não bastassem as próprias letras) que sua música tem tudo a ver com o social e critica com veemência os crimes contra a humanidade e os governos. E nem por isso, digo eu, essa música, que começou na década de 1960, deixa de encantar os jovens e adolescentes do século XXI.
Referindo-se ao tremendo esforço que significa tentar chamar a atenção da humanidade para as situações absurdas que nos massacram, Waters disse: “Ainda somos uma minoria. Certamente, no mundo desenvolvido, a maioria ainda está dormindo, mas vamos despertar um a um.”
Ele fala sobre a importância de valorizarmos “esse microcosmo, que somos eu e você, esse pedacinho de história, tão pequeno.”  Instado a falar sobre mais um teatro do governo argentino em relação às Malvinas, o músico, que é inglês, sentenciou: “Em 1982, a guerra foi uma grande tolice por parte dos dois governos. Aquelas rochas sobreviverão a nós por mais centenas de milhões de anos, sem derramarem nem uma gota de sangue.”
Além de uma poesia impecável no seu discurso, Roger Waters nos diz que devemos nos manter acordados. Ou seja, a luta continua...
 
Ainda sobre
Roger Waters
Com relação ao “pedacinho de história que somos eu e você”, Waters brada: “Na guerra, a mídia cria eufemismos, e o mais nojento de todos é ‘danos colaterais’, referindo-se aos inocentes que morrem. Ora, o que crianças inocentes vitimadas por um míssil enquanto estão brincando fizeram?”
 
Um perigo voar
na Rússia
Que muitos setores que continuam sucateados após a queda do regime ditatorial comunista da antiga URSS, sabemos. Mas um dos mais perigosos tem sido a aviação. Ao noticiar, ontem, mais um desastre aéreo naquele país, um jornal televisivo lembrou que somente no ano passado, 15 aviões caíram na Rússia, matando 120 pessoas.”  Turismo, lá? Nem pensar!
 
Frase:
Ainda somos uma minoria. No mundo desenvolvido, a maioria está dormindo”
(Roger Waters, ex-Pink Floyd, sobre
 questões humanitárias)
 
Consumo
irresponsável (I)
Antigamente, ocorriam apenas quando se aproximavam as vendas de Natal. Agora, porém, acontecem o ano inteiro. Falo de mais um mutirão para regularização de nome no SPC, ou seja, tentar pagar dívidas.
É que o brasileiro está cada vez mais endividado, contando para isso, inclusive, com o incentivo governamental para o consumo irresponsável.
 
Consumo
irresponsável (II)
É como já disse aqui: o cidadão que faz um financiamento assume o compromisso de pagar o dobro do preço do bem adquirido.
Esta é uma forma de bancos (que dão crédito) e comerciantes garantirem o seu,  já na metade das prestações. Mas, mesmo assim, a situação vem ficando impagável cada vez mais cedo. É a bolha para fantasiar crescimento aos olhos do mundo, enquanto o mercado financeiro especulativo só faz crescer. Nada muda nesta joça...
 
Eis a razão dos altos impostos...
O Senado chegou a pagar rendimentos brutos de R$ 765 mil a uma servidora  no período de 12 meses. Esse valor foi destinado à ex-secretária-geral da Mesa Sarah Abrahão, entre julho de 2010 e junho de 2011. Somente nesse último mês, os vencimentos dela bateram em R$ 106 mil.
Sarah faz parte da lista de 15 supersalários do Senado revelados com exclusividade em matéria de capa do segundo número da Revista Congresso em Foco, disponível para venda no endereço http://congressoemfoco.uol.com.br/loja.html. Sem comentários.
 
 
1 SERTÕES - O professor Roberto Dantas, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, será o coordenador científico do I Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões, nos dias 7 e 8 de maio, em Feira de Santana. 

2 BIENAL - As inscrições para XI Bienal do Recôncavo estão abertas até o próximo dia 30 e podem ser efetuadas pelos Correios, na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador, no CUCA-Centro Universitário de Cultura e Arte, em Feira de Santana e na própria sede da Bienal, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix. 

3 AUDIOVISUAL - A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) publicou em 29 de março, no Diário Oficial da União, as portarias com projetos classificados para a etapa de habilitação dos cinco editais de fomento à produção audiovisual.

4 SAC - O novo SAC Lauro de Freitas, no Shopping Passeio Norte, passou a atender 100% por agendamento. Para agendar, basta acessar www.sac.ba.gov.br ou ligar para 0800 071 5353 (a ligação é gratuita).

Nenhum comentário: