sábado, 28 de abril de 2012

Alex Ferraz


COTADO
Foi um frisson a chegada de Marco Prisco, líder da recente greve da PM, anteontem, ao Parque de Exposições, durante a formatura de mais de mil novos soldados. Aplaudido freneticamente. Se sair candidato, leva numa boa. E não seria essa a intenção, desde o começo?

O PT, Collor e um passado que condena

Enquanto me dirigia para esta folha, ontem de manhã, ouvia, como sempre, o genial Ricardo Boechat na Bandnews FM. E ele descia o malho na atitude boçal, prepotente e reacionária do senador Fernando Collor de Mello, ex-presidente posto para correr pelas chamadas forças populares, nos idos de 1992 (estive nas ruas, inclusive. Só não pintei a cara...). Ocorre que Collor, inexplicavelmente alçado a escudeiro do governo petista na CPI do Cachoeira, culpou a imprensa pela situação vexatória em que se veem envolvidos parlamentares ligados ao contraventor e disse que tudo fará para evitar que “certo tipo de imprensa” tenha acesso a informações da CPI. Um boçal, sem dúvida.
Bravatas à parte, o que me chamou mais a atenção no comentário do Boechat foi a sua oportuníssima colocação a respeito da relação Collor/PT. E faço minhas suas palavras quando ele diz ser difícil de entender que um governo dito de esquerda, composto por pessoas que em 1992 capitanearam os protestos que culminaram na saída de Collor do Planalto, hoje tenham exatamente neste indivíduo, que chefiou um dos mais corruptos governos deste país (se é que é possível mensurar a corrupção neste mar de lama), um aliado de primeira linha.
Mas, caro Boechat, não me espanta muito a situação. Afinal, nos três mandatos que ocupa até agora, os governos petistas jamais abriram mão de uma misteriosa e indissolúvel aliança com José Sarney, sabidamente o que há de mais retrógado na política brasileira. “Estratégias”, dirão os petistas, enquanto o coronelismo e a corrupção seguem como dantes, neste viciado quartel da Abrantes.

Parque de
decepções
Nem mesmo a presença do governador, na grande solenidade de formatura de mais de mil novos soldados da PM baiana foi suficiente para que os responsáveis pelo Parque de Exposições cuidassem da vergonhosa situação dos sanitários do local. A mãe de um dos formandos precisou ir ao referido banheiro e passou mal, quase desmaiando. Havia enorme sujeira, inclusive com grande quantidade de fezes espalhadas pelo chão. E olha que havia cerca de 10 mil pessoas no local. As baias dos animais, com certeza, são muito mais higiênicas. Uma vergonha!

Mais uma via
em frangalhos
A comercial e importante Rua Barão de Cotegipe, na Cidade Baixa, está uma lástima. Testemunhei: buracos por toda parte, “costela de vaca” no asfalto (arrasando com amortecedores), além de diversos trechos com esgoto a céu aberto, exalando mau cheiro e lançando sujeira nas calçadas. Uma coisa assombrosa!

Frase:
O meu primeiro ato como presidente será mandar para a cadeia um bocado de corruptos 
(Fernando Collor de Mello)

Um lazer
estressante (I)
Uma latinha de cerveja, da mais vulgar, por R$ 5. Mais uns cinco ou seis reais por uma cadeira e outros “trocados” por um sombreiro. Assim está a praia do soteropolitano e turistas, na capital da Boa Terra, após o fim das barracas e o não cumprimento (novidade!) da promessa, feitas há anos, de espaços alternativos para consumo de bebida e comida.

Um lazer
estressante (II)
Aliás, urge uma ação emergencial (mutirão, como gostam de fazer) para tornar novamente dignos alguns pontos turísticos de Salvador.
As praias, o Pelô, o Farol de Itapuã e a Lagoa do Abaeté, para citar alguns, agradeceriam o esforço.

O franquismo
voltou
O grupo de brasileiros detido e isolado no aeroporto internacional de Madri, acusado de não portar documentos necessários para entrar na Espanha (a despeito de uma das pessoas ter ido frequentemente ao país nos últimos anos para visitar parentes), foi tratado de forma nazista e teve gente que nem pode tomar remédio de uso contínuo e passou mal.
Uma coisa é controlar a imigração. Outra é ressuscitar o franquismo com o garrote vil da boçalidade e da arbitrariedade. Vade retro!

Quem diria,
dona Maria!
Amigo meu, cuja loja no chique bairro da Pituba, esquina com a rua onde mora o senador João Durval, foi assaltada quatro vezes em dois anos, desistiu e radicalizou: vendeu o que restou e partiu com mala e cuia para uma cidade onde, garante ele, se sente muito mais seguro atualmente: o Rio de Janeiro. Pura verdade...

1 ALIMENTAÇÃO I - A segunda edição do TEDxCampos, que acontece dia 23 de junho no Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel-escola Senac, discute a Alimentação do Futuro. Inscrições até 30 próximo. Mais informações: www.tedxcampos.com.br.

2 VITALMED - O serviço VitalCare da Vitalmed, que presta serviços de atendimento domiciliar a seus associados, é o mais novo vencedor do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2011, realizado pela Revista Diagnóstico.

3 PASEO - O Shopping Paseo terá funcionamento diferenciado no feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio. As lojas não abrirão, enquanto o CineVivo funcionará normalmente.



Nenhum comentário: