quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alex Ferraz

VIOLÊNCIA
A média de assassinatos em Salvador, nos fins de semana, tem sido de 22 casos (isso conforme informações oficiais...). Muito maior, sem qualquer dúvida, do que ocorre em São Paulo, e, ironia, no mal afamado Rio de Janeiro. É isso aí...
 
De seca, dinheiro e falta de previsão
 
Na coluna Raio laser da edição de ontem desta Tribuna, Manoel Bonfim, ex-dirigente do extinto Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), foi claro: a seca que assola a Bahia atualmente era previsível. E mais: desde 40 anos atrás já se poderia saber que ela ocorreria.
No entanto, entra governo, sai governo, há décadas – desde que me entendo como gente, e sou do interior, que a seca “surpreende” os governos -, jamais foram adotadas soluções definitivas para amenizar os efeitos da estiagem prolongada, salvo um ou outro açude, um ou outro poço, claro que em tempos de campanha eleitoral.
É possível, sim, aniquilar os efeitos tórridos de um céu sem chuva, e os israelenses já mostraram isso com uma agricultura pujante em pleno deserto. Mas é preciso QUERER fazer isso e é aí que a coisa empaca, principalmente em razão de interesses politiqueiros dos eternos “coronéis” e, é claro, devido à sanha de meia dúzia que faz das verbas de emergência um manancial de dinheiro sem precedentes para benefícios próprios.
Mesmo com os governos ditos “de esquerda” que temos tido há quase uma década,  nenhuma solução definitiva, de amplo alcance, foi adotada. E o que vemos agora? Pobres miseráveis vitimados pela estiagem à mercê de esmolas oficiais (R$ 80 mensais para quem perdeu tudo. Uma piada de mau gosto!) e bilhões jorrando para cofres públicos municipais que - a experiência já nos calejou nisso - em muitos casos não merecem qualquer confiança. É a isso que se chama indústria da seca.
Mas nada mudou, como não houve mudanças (só se for para pior) na segurança, educação e saúde públicas. Ou estou errado?
 
Mais uma
campanha
E o Metrô de Salvador, hein? Do alto dos seus raquíticos seis quilômetros, há 12 anos vem sustentando campanhas eleitorais para a prefeitura, fornecendo munição tanto para a oposição como para a situação. Este ano é mais um episódio desse tipo. Pelo visto, ainda estará como prato (quase) feito para a campanha de 2016...
 
O escândalo
do SUS
O SUS é um dos sistemas públicos de saúde mais bem feitos do mundo, com certeza. Mas como costuma acontecer neste país, as normas e leis ficam só no papel. Na hora de cumpri-las, é um desastre. Muitas vezes, desastre proposital. É o que parece que vem ocorrendo com o SUS, pois tudo dá errado!
Vejam agora esta absurda, escandalosa falta de cartões nos postos de saúde municipais. Alegam até CPU quebrada para não fornecer o cartão, que o governo federal determinou ser agora obrigatório. Incrível...
 
Frase:
É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila.
(Antoine de Saint-Exupéry)
 
Estrada
perigosa (I)
A própria Polícia disse na TV, reiteradas vezes, nos últimos dias, diante do sumiço de cinco jovens no Sul da Bahia, que o trecho da estrada (BR-101) é “muito perigoso” e que lá ocorrem “assaltos constantes”. Incrível! Então se sabe que o trecho é perigoso, conhecem até os métodos dos bandidos para agir, mas nada se faz para prevenir? É demais!
 
Estrada
perigosa (II)
Aliás, se há algo que tem se tornado ridículo, neste país, são autoridades de segurança pública na TV explicando como o cidadão deve fugir dos bandidos, como deve se trancar em casa, o que pode e o que não pode carregar nas ruas, quais locais das cidades são frequentáveis etc.
Ora, vocês estão aí para que o cidadão tenha segurança em qualquer lugar. Ou estou errado, como perguntaria o grande Datena...
 
Estrada
perigosa (III)
Por falar em Datena (e não tenho receio de ser seu admirador, porque o homem diz uma porrada de verdades cruéis), a realidade é que a banalização da violência absurda no Brasil transformou-se em prato cheio para os noticiários das grandes redes de TV. No Bom Dia Brasil, da Globo, por exemplo, já existe um  comentarista que trata do assunto como se estivesse tecendo opiniões sobre um jogo de futebol. Não raro, aliás, dando dicas de como o cidadão deve se virar. É o fim!
 
1 DETRAN - O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran – BA), Maurício Botelho, que também é oficial da PM, foi condecorado com a Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica na solenidade de comemoração dos 187 anos da PM baiana.

2 COCO - O Sindicato Nacional dos Produtores do Coco do Brasil reunirá hoje, em Salvador, especialistas de várias cidades do país para falar com a imprensa sobre as ameaças à produção nacional do produto com o fim da Resolução n° 51/2010.

3 UNIVERSIDADE
- O programa Universidade para Todos (UPT), do governo estadual, prorrogou até amanhã as inscrições para as novas turmas do pré-vestibular social. Acesso pelo site www.educação.ba.gov.br.

4 COELBA - Até sexta-feira, 28, a Agência Móvel da Coelba está nos bairros Portão (Lauro de Freitas) e São Caetano. Em ambos os locais, o horário de funcionamento é das 8h às 16h.

5 DANÇA – O novo parceiro do Clube de Desconto é o Curso de Dança de Salão Fabio Martins, oferecendo 40% de abatimento aos servidores públicos estaduais. As aulas são no Largo dos Aflitos, nº 9.Mais informações: (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou pelo telefone (71) 3489-3297.

Nenhum comentário: