
Olha pra mim, moço! Olha pra miiiiiim!
A ideia de que a beleza alheia aumenta conforme a gente bebe, o
álcool faz efeito e a madrugada corre não é novidade. Certeza que muitos
de vocês já até comprovaram isso na prática, né? Mas olha que
interessante: a culpa não é, necessariamente, da bebida (ou, melhor
dizendo, só da bebida). Três pesquisadores da Universidade de
Macquarie, em Sidney (Austrália), passaram uma noite inteira
acompanhando 87 voluntários em um bar local. De tempos em tempos, mediam
o nível alcoólico de cada um e pediam que dessem notas à aparência das
pessoas ao redor.
Eles confirmaram o que a gente já sabia: conforme foi ficando tarde,
todos foram vendo mais beleza nos desconhecidos. E isso até entre gente
comprometida, que nem estava procurando companhia. E, para os
pesquisadores, parte desse efeito – que eles chamam de the closing time effect (o efeito da hora de fechar)
– se deve, simplesmente, à exposição prolongada às mesmas pessoas. Como
se a gente se “acostumasse” com elas e desse uma “colher de chá”. Além
disso, eles acham que a escassez também tem culpa: como a certa altura a
quantidade de pessoas no bar diminuía, quem restava parecia
naturalmente mais bonito – é, por comparação.
“Esse fenômeno merece ser pesquisado não apenas por ser interessante,
mas também porque acontece todas as noites, em todos os bares, em todas
as cidades do mundo”, diz o estudo.
(http://super.abril.com.br)
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