segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Alex Ferraz

PRIVILEGIADOS
Depois de injetar bilhões na capital paulista, a presidente Dilma vai agora a São Bernardo do Campo, terra de Lula, derramar mais bilhões. Para Norte e Nordeste basta a esmola patética do Bolsa Família e os votos estão garantidos. Lamentável.

Frase: "Negócios - a arte de tirar dinheiro dos bolsos dos outros sem usar violência." (Max Amsterdam) 

Supermercados zombam do Procon?
Mais uma ação do Procon e mais supermercados são flagrados vendendo produtos estragados, com prazo de validade vencido e burlando as próprias ofertas para surrupiar o consumidor.
O que me causa espécie, para usar uma expressão elegante, é que TODAS as vezes que o Procon vai a esses locais flagra sempre os MESMOS problemas. Pode-se concluir, então, que os gerentes desses estabelecimentos - e mesmo seus proprietários - não estão nem aí para as autuações que sofrem.
E como as multas são pesadas, deduzo ainda que jamais são pagas, pois, se o fossem, certamente donos e gerentes de supermercados não iriam insistir em perder altas somas de dinheiro, visto que seu negócio é exatamente o oposto.
Assim, o que parece é que as ações do Procon - úteis e bem executadas, diga-se de passagem - acabam virando um teatro diante das imensas possibilidades que as leis deste país oferecem aos que as infringem. Recursos, liminares, o escambau. E nós seguimos correndo o risco de intoxicações ou até morte por causa da ganância irresponsável de alguns.
Aliás, esse negócio de recorrer de multas é mesmo um grande negócio. Prefeitos condenados pelo TCM, empresas estatais, telefônicas etc. jamais pagam as multas que lhes são impostas. Um jogo de cena para enganar a sociedade. E só.

O acarajé
acabará?

Nossa colunista Sara Barnuevo me causou um susto: noticiou que uma praga de lagartas pode acabar com o feijão mulatinho, principal ingrediente do acarajé.
Vixe! Vai ter soteropolitano morrendo de crise de abstinência. Mas não se preocupe, querida Sara, o acarajé continuará sendo feito, mesmo com outro feijão, dendê no quer der.

A pizza está
no forno (I)

Respeitado jurista, o ministro do STF Luis Roberto Barroso, a meu ver, está extrapolando em suas declarações sobre o julgamento do mensalão. Disse, por exemplo,que "nem de longe foi um dos maiores escândalos", afirmou que "não podemos partidarizar corrupção" etc.

A pizza está
no forno (II)

Barroso pode até ter razão, mas penso que ele deveria ficar restrito ao julgamento, tecnicamente falando. Esse disrcuso é claramente político e não me parece ser essa a função de ministros da corte suprema, principalmente em assunto tão politizado na opinião pública.

Americanos
achincalham (I)

De Carlos Chagas: "A desfaçatez significa o lado cômico do Secretário de Estado (EUA) John Kerry em sua visita ao Brasil, quando justificou a espionagem praticada pelos Estados Unidos no mundo inteiro, 'até para defender os brasileiros do terrorismo.'  Mais grave, porém, foi a arrogância com que o gringo anunciou que nada vai mudar e que os Estados Unidos continuarão espionando as comunicações no planeta, invadindo e-mails, telefonemas e demais operações eletrônicas."

Americanos
achincalham (II)

E conclui: "Tanto a presidente Dilma quanto o chanceler Patriota foram humilhados pelas afirmações de viva voz de mr. Kerry. Pediram esclarecimentos, exigiram transparência e protestaram contra a quebra de nossa soberania, mas receberam ums sonora negativa." Esses ianques continuam os mesmos...

Nenhum comentário: