segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alex Ferraz

TORTURA
O cidadão passou quase uma hora na fila da agência Bradesco do Rio Vermelho. Três caixas para uma multidão. Foi à gerência que lhe informou ser esta agora a norma do banco: três caixas. Será? Um absurdo,  verdadeira tortura aos clientes, que são, presumo, a razão de ser do banco...

Castelo Branco e Pau da Lima, o caos
Castelo Branco já foi um bairro tranquilo para se morar, pois era organizado e bem tratado. Hoje, a entrada do bairro (1ª Etapa) está cheia de assustadoras crateras e sem qualquer sinalização de trânsito, o que torna trafegar pelo local uma perigosa e irritante aventura, a despeito da quantidade imensa de veículos. Isso para não falar na enorme série de quebra-molas sem qualquer sinalização (aliás, sinalização de trânsito não existe no local). Além disso, as praças estão em péssimas condições.
Logo ali, vizinho, está o também muito populoso bairro de Pau da Lima, cuja via principal está semi-destruída, tantas são as crateras. Para piorar, não há qualquer ordem no trânsito e caminhões de carga de descarga param em qualquer lugar, bloqueando, literalmente, uma das pistas da via. E quem reclama pode até levar tiro dos motoristas brutamontes. Eis um exemplo da situação em que se encontra parte da chamada periferia de Salvador. Urge que a prefeitura adote providências para que os cidadãos que ali vivem ou por lá transitam sejam tratados com um mínimo de dignidade.
Quanto ao trânsito, sei que não adianta dizer nada, mas insisto: se houvesse empenho da Transalvador em fiscalizar de verdade a região, melhoraria muito. Mas...

E por falar
em trânsito...(I)

Circulei nesses dias pela região de Castelo Branco e Pau da Lima (portanto, tudo que digo tem meu testemunho pessoal) e confesso que ainda tive alento para me espantar com  ABSOLUTA e ABSURDA ausência de qualquer preposto de trânsito.
Nessa área, pela manhã e à tarde tudo trava. Mas não há agentes de trânsito!

E por falar
em trânsito...(II)

Aliás, quero fazer aqui uma sugestão à prefeitura: que tal firmar um acordo, convênio, seja lá o que for, com a PM para que policiais militares voltem a auxiliar na disciplina do trânsito na capital? Eles faziam isso antigamente, e se saiam muito bem.
Não vejo outra solução, já que a Transalvador não tem pessoal suficiente e a Guarda Municipal vive entocada ou em greve.

Retratos
do crime (I)

Assustadora notícia: “Um levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que mais de 100 mil homicídios deixaram de ser contabilizados nos últimos 15 anos no Brasil. De 1996 a 2010, cerca de 130 mil homicídios não entraram nas estatísticas de mortes violentas do Brasil, o que representa 8,6 mil homicídios não registrados por ano.”

Retratos
do crime (II)

O número de vítimas de homicídio no Brasil em quatro anos -- 206 mil -- superou os mortos nos 12 maiores conflitos armados no mundo entre 2004 e 2007, de acordo com o relatório Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil, divulgado nesta sexta-feira (19) com os dados mais recentes do país (2008 a 2011). Ao todo, 170 mil pessoas morreram nos confrontos de Iraque, Sudão, Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo, Sri Lanka, Índia, Somália, Nepal, Caxemira, Paquistão e Israel.  Sem comentários.

Uma situação crítica
É urgente organizar a situação dos chamados mototaxistas em Salvador. Uns poucos usam trajes adequados e pilotam com segurança. A maioria, porém, faz misérias no trânsito e NUNCA, JAMAIS obedece a um sinal vermelho. Igual à Índia. Ou pior.

ESCRITORES - Estão abertas as Inscrições para o III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes, que será realizado nos dias 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira), na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n – Costa Azul). Mais informações:  (71) 8688-8096 / 9722-6805 ou  [email protected].

EXPOVENDING - Acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo, a XI EXPOVENDING & OCS, a tradicional feira que reúne toda a cadeia de vending machine, office coffee service, food service e horeca (segmento de food service, abreviação de Hotel / Restaurante /Catering). Mais informações:  (11) 3868-0300

Nenhum comentário: