quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aves adaptam voo ao limite de velocidade das estradas, diz estudo

As aves adaptam seu voo à margem das estradas mais em função dos limites de velocidade estabelecidos do que em relação à velocidade real dos veículos que se aproximam, revelou um estudo canadense publicado esta semana na revista britânica "Biology Letters", da Real Sociedade de Londres.
Como fazem frente à ameaça de um predador, as aves medem no ambiente a velocidade geralmente respeitada pelos veículos, indicaram os pesquisadores Pierre Legagneux e Simon Ducatez. Esse comportamento serve para preservar espécies de aves ameaçadas, particularmente em áreas habitadas, avaliou Legagneux, especialista em comportamento ecológico, da Universidade de Quebec, na cidade de Rimouski.
Ao lado de Ducatez, da Universidade McGill de Montréal, Legagneux percorreu durante um ano, com seu pequeno carro branco, as estradas rurais do oeste da França, cruzando florestas e vilarejos.
Os dois cientistas observaram o comportamento de 21 espécies de aves nas áreas com velocidade controlada de 20, 50, 90 e 110 km/h. O cálculo começava no instante em que a ave levantava voo, para evitar o veículo que se aproximava, até o momento em que o veículo alcançava a última posição do pássaro no solo.
Ao fazer essas observações, os cientistas concluíram que "as aves não reagem à velocidade do carro, mas à velocidade média autorizada na estrada", disse Legagneux à AFP.
As aves "associam as interseções (pontos em que se cruzam duas linhas ou superfícies) entre as velocidades limitadas como um meio de reduzir o risco de colisão", escreveram os autores.
"Existem espécies em risco e vulneráveis a colisões", e o respeito aos limites de velocidade permite reduzir a mortalidade dos pássaros. "Quando ultrapassamos o limite, isso se torna perigoso para as aves que não adaptam suas respostas aos perigos que chegam", acrescentaram os pesquisadores.

 Fonte: G1 Natureza

Nenhum comentário: