quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Alex Ferraz

EMPACOU
Cadê a reforma agrária, gente? Bandeira petista nas campanhas eleitorais, hoje está esquecida, a despeito do crescimento assustador dos conflitos por terra no País. As más línguas dizem que a reforma foi "esquecida" de propósito, para se manter o MST como brigada quase armada. Êita!

Frase: Não bastassem todos os problemas do nosso metrozinho, agora o escândalo das propinas em São Paulo agrava ainda mais a situação.

Reflexos do escândalo paulista no metrô
Apenas uma empresa se apresentou para a licitação relativa às obras do eterno projeto de metrô de Salvador, do qual há somente uma estrutura de seis quilômetros de trilhos e alguns trens enferrujando há cinco anos sem uso e, provavelmente, já sem condições de serem usados.
No fundo, a recusa de muitas empresas de participar da referida licitação tem origem no escândalo da acusação de propina e superfaturamento em obras do metrô paulistano, envolvendo a principal empresa do setor, a Siemens (o que, aliás, também gerou a suspensão, mais uma vez, da licitação para o trem-bala paulista).
Gatos escaldados, muitas empresas pularam fora da água fria e tudo indica que esse imbróglio - cujas denúncias iniciais tinham como alvo tucanos paulistas, na corrida eleitoral que o PT quer vencer para o governo de São Paulo - produziu estilhaços que seguiramente vão afetar o governo petista baiano. Ou, pelo menos, farão com que Salvador siga com esse projetinho de metrô inacabado por mais alguns anos. Isso se não explodirem denúncias que comprometerão, conforme disse ontem esta Tribuna, na Raio Laser, "grandes figuras da Bahia". Veremos...

Ainda sobre
o metrozinho (I)

Notícia: "Documentos apreendidos pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) indicam que as investigações sobre o cartel que operou em licitações de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal poderão se estender a outras cinco capitais: Cuiabá, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador."

Ainda sobre
o metrozinho (II)

E mais: "O material dessas cidades foi obtido nas operações de busca e apreensão realizadas em julho em dez empresas acusadas pela multinacional alemã Siemens de participação num esquema criado para fraudar concorrências."

Em estado
de atenção

Consta que a Abin, a agência de inteligência estatal, está trabalhando em dobro.
Motivo: tentar acompanhar a preparação de eventuais manifestações de protestos no Dia da Independência, 7 de setembro, em Brasília.

Vêm aí mais
engarrafamentos

A Caixa Econômica Federal registrou, em julho deste ano, um aumento no volume de financiamento de veículos de 45% em relação ao mês anterior, atingindo R$ 280 milhões em contratações.

A história
é antiga

"Nossa situação política é definida pela crise de representatividade dos quadros partidários e governamentais. Esses quadros estão desligados da atividade prático-concreta do povo”. Alguma declaração provocada pelos recentes movimentos de rua no País? Nananinha: é um trecho do livro "O Problema Nacional do Brasil", publicado em 1959 pelo sociólogo baiano (de Santo Amaro) Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982).

BARIÁTRICA - “A cirurgia bariátrica tem o intuito principal de melhorar a qualidade e ampliar o tempo de vida de pacientes obesos". Essa é a definição do coordenador do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia (HBA), Marcelo Zollinger, sobre o objetivo maior de quem se submete à cirurgia de redução de estômago. O núcleo funciona há três anos e já realizou quase 2 mil cirurgias, atendendo, em média, a 55 pacientes por mês.
ZORRA - Pôr do sol com fundo musical e cenário especial de uma das vistas mais bonitas da cidade, a piscina do Hotel Pestana, no Rio Vermelho.  Assim será a 2ª edição do Mirante D´a Zorra - um projeto acústico liderado pela banda A Zorra e seu vocalista Léo Cavalcanti, durante fins de tarde de domingo.
TURISMO - Representantes do Trade Turístico, operadores e agentes de viagens do setor turístico da Bahia e outros estados do Nordeste, participam amanhã e depois do 6º Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur),  no Centro de Convenções da Bahia.
CARNAVAL - O Conselho Municipal do Carnaval prorrogou para até esta sexta-feira (23) a apresentação de sugestões de temas para o Carnaval de Salvador de 2014.

Nenhum comentário: