sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Coluna



  
 Cadeia alimentar I

As notícias sobre ataques de tubarões a humanos referem-se aos peixes como “monstros marinhos”, que não tem piedade e fazem turistas terem pesadelos com seus horríveis e aterrorizantes ataques. Consideremos o seguinte: a) Tubarões não raciocinam, apenas respondem aos seus impulsos instintivos de fome, medo, dor, etc. b) As pessoas atacadas, em geral estão em locais de reconhecido risco. c) O mar não nos pertence, é a casa deles e devemos respeitar. D) Os tubarões atacam pessoas porque estão com fome, e se estão com fome é porque não tem comida, e se não tem comida é porque tem alguma coisa errada. Então, parece que o grande monstro da história não é o tubarão. E só para lembrar, tubarão não sabe ler placas de aviso.


Cadeia alimentar II

Isso me faz lembrar um episódio protagonizado pelo ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes. O governo estava apertando o cerco contra a matança de jacarés por parte de caçadores que vendiam a pele do bicho para a indústria de bolsas e calçados. E as sanções atingiam, indiscriminadamente, a todos, inclusive os caboclos nativos para quem Jacaré sempre foi um complemento alimentar. Cansado de ver seus conterrâneos presos por crimes que, em verdade, não cometiam, foi ao ministro responsável e se queixou: “Tá bem, excelência. O caboclo já entende, com dificuldade, que não deve comer o jacaré. Agora vocês precisam fazer o jacaré entender que não deve comer o caboclo”.

Cescé

Neste sábado, a partir das 13 horas tem forró do bão com Cescé e a banda Pé de Lajedo, no Bar Baridade, do meu amigo Dinho Society. Fica na rua Aristides Novis, na Kalilandia, onde funcionou o escritório político de Fernando de Fabinho e o restaurante Empada Brasil.

Da série Brasil sem miséria


Bateu asas

O deputado Targino Machado bateu asas do PSC e esta voando em direção ao Democratas, tendo como farol o prefeito José Ronaldo.


Coturno

Ao comentar declaração do deputado Zé neto de que entraria na campanha, se precisasse, ao lado de Geddel e Colbert, para que o PMDB nacional deixasse o governo, o deputado federal Colbert Filho afirmou que Zé Neto não tem “coturno” para discutir questões da política nacional.


Nem TIM nem Tum

Nesta sexta-feira passei boa parte do dia tentando ligar para alguns amigos pelo meu celular da Tim, sem conseguir. De repente, recebo uma mensagem da operadora com o seguinte recado: “A Tim te levará ao parque temático mais famoso do mundo, em Orlando, nos EUA”. Contrariado, eu bradei: Leva nada! Não está me levando nem a alguns bairros daqui da cidade, quanto mais aos states!


Quem está mentindo?

Esta semana o prefeito José Ronaldo revelou em coletiva à imprensa, como andaram as ações da Secretaria de Saúde nesses seis meses do seu governo, e forneceu dados dos atendimentos básicos prestados pelas policlínicas e postos de saúde do município. Apesar de evitar dizer que o objetivo da divulgação dos dados foi contestar as declarações do deputado Zé Neto, que credita à superlotação do Hospital Geral Clériston Andrade as demandas que não são atendidas pelas policlínicas, ficou evidente que era uma resposta que José Ronaldo estava dando. Por sua vez, o deputado Zé Neto, foi ao rádio para reafirmar que o governo municipal é, sim, culpado pela superlotação do hospital Clériston Andrade, pois não fomenta o atendimento básico em Saúde.
Mentira


Diálogo

Em sua fala no rádio o deputado Zé Neto disse que sente saudades do ex-secretário municipal de Saúde, porque dialogava com o governo do Estado, e com a atual, Denize Mascarenhas, “não tem diálogo”. Mas o diretor do Hospital Clériston, em entrevista ao programa Acorda Cidade, afirmou que está dialogando com a secretário Municipal de Saúde.
Não fala com preto, não da mão a pobre nem carrega embrulho


Bolsa Eleição

Sebastiana da Rocha, beneficiária do Bolsa Família, doou R$ 510 para a campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010. O valor, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, é R$ 18 a menos do que Sebastiana recebeu em 2010 do programa.
Reforma Política


Futebol

Alguém explica porque tiraram Abel Braga do Fluminense? E o Cristóvam Borges, hem? Tá em Salvador, sua terra, no Bahêa, seu time, igual a pinto no lixo. Recebeu até proposta de triplicar o salário para ir para o Rio de janeiro, e recusou.


Liquidados

Em seminário realizado na semana passada em Salvador, no qual o PT celebrava dez anos à frente do governo federal, a presidente Dilma Rousseff, que enfrenta queda na popularidade, declarou ter certeza de que “mais dez anos virão”. E arrematou: “O que nós fizemos é apenas o começo”. Diria Dr. Hugo Navarro: Estamos liquidados.



Atestados

Depois que a indústria revelou que há um excesso de atestados médicos emitidos por hospitais, clínicas e médicos particulares, o que tem provocado um alto índice de falta ao trabalho nos finais de semana e períodos de festas, agora foi a vez do diretor do Hospital Geral Clériston Andrade revelar que o fenômeno ocorre também naquela instituição de saúde. Segundo ele, os atestados são emitidos por médicos e clínicas particulares. Só não falou se também há ocorrência de atestados faltos, como ocorre na indústria.


Philosopher


Frase

“Viver não é esperar a tempestade passar... É aprender a dançar na chuva”. (Shakespeare)


Para-choque de Caminhão

“Tem peido igual a ninja: Silencioso e matador” (coletado pela professora Lélia Vitor Fernandes)


_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_


Por hoje é só que agora eu vou ali tomar uma sopa de barbatana de tubarão com iscas de jacaré frito no alho e óleo

Nenhum comentário: