domingo, 12 de janeiro de 2014

A bandeira dos Petralhas


 
O ladrão inglês Ronald Biggs, famoso pelo assalto ao trem pagador, e que viveu no Brasil após fugir da cadeia, foi conduzido ao crematório num caixão coberto pela bandeira do Brasil. Tal honraria só era concedida a estadistas, heróis, atletas famosos, e a todo aquele que de alguma forma contribuiu para elevar o nome do Brasil. Biggs foi cremado na Inglaterra, país de origem, onde cometeu o crime, foi preso e fugiu para o Brasil.
         As pessoas podem argumentar que não foi o governo brasileiro quem colocou a bandeira do Brasil sobre o caixão de Biggs e que por tanto não tem nada a ver com isso. Eu diria que é pior, porque demonstra claramente a ideia que o Brasil passa para os demais países do mundo. Desde que se propagou que o general francês Charles De Gaulle afirmou que “o Brasil não é um país sério”, e lá se vão mais de 50 anos, o Brasil só tem dado demonstrações de que ele estava certo.

         Para cá corre todo tipo de bandido, desde um reles batedor de carteiras, até o mais alto bandido de colarinho branco. Todos veem na certeza de que este é o país da impunidade, da bandalheira, onde a bandidagem tem vida fácil perante as autoridades. Apoiados numa lei complacente.

         Recentemente um dos condenados pelo crime do mensalão, conseguiu fugir antes de ser preso, e refugiou-se na Itália, país no qual tem cidadania. O governo brasileiro poderia pedir a sua extradição. Mas, não o fez e não creio que o fará, por algumas razões. Há o fato de que o fugitivo é um aliado do PT, partido que há 10 nos governa o Brasil e, por tanto, não há vontade política do governo em mandar extraditar um dos seus aliados para cumprir pena na cadeia.

Se não fosse isso, há ainda o fato de que recentemente um terrorista e assassino italiano fugiu do seu país e veio para o Brasil. A Itália solicitou a extradição do mesmo, mas o governo brasileiro negou e deu ao terrorista e assassino Cesare Baptisti o status de refugiado político. Assim sendo, o governo brasileiro não tem moral para pedir a Itália a extradição de qualquer bandido brasileiro que se esconda naquele país.

Sobre o fato da bandeira brasileira ter sido colocada sobre o caixão de um ladrão, eu pessoalmente só tenho a lamentar. Não importando quem o fez nem com que intuito. Porque na verdade, há muito tempo os símbolos nacionais perderam totalmente o significado para a maioria do povo brasileiro. O Hino Nacional, por exemplo, hoje em dia tocado e cantado nos estádios de futebol e eventos políticos, soa como algumas orações que as pessoas fazem nas igrejas, repetindo as palavras mas, sem saber o que estão dizendo.

Se alguém duvida do que estou dizendo, faça um teste. Quando reunidos em mesa de bar ou em alguma roda de bate papo desafie a quantos no ambiente sabem exatamente o que significa os seguintes versos: “Brasil de amor eterno seja símbolo/ o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde louro dessa flamula/ paz no futuro e gloria no passado”.


E pensar que os símbolos nacionais já receberam de mim toda honra e todo respeito...

Nenhum comentário: