sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Alex Ferraz

DESCASO
Em 31 de dezembro de 1988, o Bateau Mouche IV,  embarcação de turismo, naufragou na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, quando estava a caminho de Copacabana. Das 142 pessoas a bordo, 55 morreram. Pois bem: até hoje o processo contra os proprietários e visando indenização segue solução na Justiça...

Frase: Falta de água e de luz é problema recorrente, no Verão, no Litoral Norte

Coelba e Embasa maltratam o Litoral Norte
A região do Litoral Norte é, sem dúvida, um dos principais polos turísticos da Bahia e do Brasil, e, consequentemente, atrai grandes empreendimentos nacionais e internacionais. Lá aconteceu, por exemplo, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo deste ano. Pois bem. Mas nada disso parece sensibilizar Embasa e Coelba no sentido de tratarem melhor aquela área, a julgar pelo acontece de forma recorrente no Verão e cujos primeiros sinais surgiram já na véspera de festa do Réveillon, quando faltaram luz e água em diversas localidades, inclusive em toda a Praia do Forte.
Os serviços só foram totalmente restabelecidos 14 horas depois do início do problema, tempo que abrangeu parte do dia 30 e durou até a tarde do dia 31, ou seja, por pouco hóspedes de hotéis de alto luxo, moradores e veranistas não passaram o Réveillon à luz de velas.
Como disse, esse é um problema recorrente e os representantes do setor hoteleiro já manifestaram o temor de que esse será mais um Verão com sérios problemas no abastecimento de água e luz.
E, como sempre, acontece o jogo de empurra entre Coelba e Embasa, pois a empresa de água não raro responsabiliza a distribuidora de eletricidade pelas falhas na entrega do chamado precioso líquido.
Bem, seja de quem fora a responsabilidade, o certo é que em todo Verão esse problema acontece, numa demonstração de que não há uma infraestrutura suficiente para atender ao previsível aumento da demanda por água e eletricidade nesta época do ano. E olha que, repito, falamos de um dos principais polos turísticos da Bahia e do País...

País das fraudes
consentidas (I)

Até hoje soa em meus ouvidos como absolutamente estranha a "garantia" que a presidente Dilma deu aos usuários da banda "lerda" brasileira, ao determinar que as operadoras de internet têm a "obrigação" de entregar aos clientes pelo menos 30% da velocidade contratada.
Ou seja, trata-se do calote legalizado!

País das fraudes
consentidas (II)

Pois bem: assistindo reportagem na TV sobre protetores solares, fiquei sabendo, através de informações da Proteste, que a maioria das marcas não cumpre o que anuncia no rótulo. Por exemplo, um protetor solar de fator 40 pode estar fornecendo, na verdade, apenas um fator 20 de proteção.
E como a fiscalização nada faz a respeito, eis mais uma fraude consentida.

Trânsito
complicado (I)

A Rua Barão de Cotegipe, que liga o Largo de Roma à Calçada, na Cidade Baixa, vive engarrafada.
Um dos problemas é o estacionamento de veículos, que às vezes acontece em AMBOS os lados da via, que já é estreita. Urge uma providência.

Trânsito
complicado (II)

Aliás, agora que ganhou mais uma centena de novas viaturas, a Transalvador não tem mais desculpas para não estar presente nos principais trechos problemáticos do trânsito da capital, durante o dia e por todo o dia.
Ou será que são irão utilizar as novas viaturas para aumentar a caça aos bebedores de chope, nas madrugadas?

E por falar
em trânsito...

Segue caótico o fluxo de veículos na Rua Djalma Dutra, com o nó principal no Largo das Sete Portas.
Como já disse aqui, é facílimo resolver o problema: basta disciplinar o estacionamento ao longo da via e, claro, ordenar o trânsito no referido largo. É só querer...
FESTA - A segunda edição da festa mensal "Mudernage", da banda de rock Falsos Modernos, ganha ares itinerantes e acontecerá no próximo dia 11, às 18h, no Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. A ideia é agitar as tardes de sábado, além de servir de esquente para outros eventos que acontecem à noite na cidade.
LUZ - Através da Secretaria Municipal da Ordem Pública, desde janeiro de 2013, já foram instalados 5.933 pontos de luz em diversos bairros de Salvador, contribuindo para melhoria da segurança da população. Algumas das ações realizadas são inovadoras, como postes de fibra instalados na Boca do Rio.
CINEMA - O Sesc promove a mostra gratuita de filmes Verão de Clássicos, na sala Walter da Silveira (Barris), de 6 a 9 próximos, sempre às 19h. São obras de épocas distintas, entre cult movies e raridades do cinema mundial, de quatro diretores: o austríaco Fritz Lang, o russo Aleksandr Sokurov, o espanhol Víctor Erice e o brasileiro Nélson Pereira dos Santos.

Nenhum comentário: