sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Segurança



       
“Prevenção é uma coisa que todos acham desnecessária, mas, quando acontece um acidente todos acham que deveria ter”. Essa frase é sempre lembrada pelos técnicos em segurança. Esta semana ela foi muito repetida por conta de acidentes ocorridos por falta de prevenção. Não é só prevenção de acidentes nas estradas, no trabalho ou no lar. Todos nós estamos expostos aos mais diversos tipos de acidentes por falta de prevenção. Não que a prevenção vá fazer com que não aconteçam acidentes, mas, a possibilidade diminui.
            Ouvi um técnico de segurança em entrevista numa emissora de rádio local, quando ele afirmava que existem em Feira de Santana cerca de 20 empresas que lidam com extintores de incêndio. Porém, a maioria delas não faz a devida manutenção ou vistoria nestes equipamentos. Eu iria mais além. Quantas pessoas conhecemos que sabem usar um extintor de incêndio? E não me refiro apenas a destravar e acionar o extintor, mas, também de identificar o tipo de fogo e que tipo de extintor se deve usar. Eu conheço bem poucos.
            Em Feira de Santana, a instalação de um Corpo de Bombeiros diminuiu a taxa de risco da cidade na hora de se fazer uma apólice de seguros contra incêndios, contudo, ela ainda é alta e isso se deve ao fato de que mesmo dispondo de uma corporação, a cidade carece de hidrantes (que funcionem) e um planejamento urbano que permita o acesso dos caminhões do Corpo de Bombeiros a todas as localidades principalmente no centro comercial. Qual seguradora se arriscaria a vender uma apólice de seguro contra incêndio aos comerciantes da Rua Sales Barbosa? Se o fizer será por um preço altíssimo, porque alto também é o risco.
            Mas, prevenção é necessária, como disse, em todos os lugares e situações. Nas estradas, já há alguns anos, os motoristas são obrigados a passar por um curso de direção defensiva, o que quer dizer que ele deve saber conduzir o veículo com atenção também no que os demais motoristas fazem, para que não sejam envolvidos em acidentes provocados por terceiros.
            No lar os pais devem manter produtos químicos, inclusive medicamentos, fora do alcance das crianças. Esse conselho é dado constantemente pelos meios de comunicação, mas, sempre são registrados casos de crianças que foram parar nos hospitais ou cemitérios porque ingeriram produtos químicos. A rede elétrica da casa deve ser instalada por profissional competente, pois, caso contrário, poderá causar circuitos e incêndios. A fiação velha também deve ser trocada.
            No trabalho as empresas já criam Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) formadas por funcionários que são treinados para o uso de equipamentos de proteção individual e coletivo. Porém, ainda são poucas as que se preocupam com isso. Aliás, o que costumamos ver em lojas, edifícios e em pequenos centros comerciais, são mercadorias mal armazenadas, obstruindo o acesso aos extintores (que geralmente estão com a validade vencida) e trabalhadores desprovidos de equipamentos de proteção individual ou de treinamento para utiliza-los.
            Há muitas situações em que poderíamos nos prevenir e evitar acidentes que, no mínimo, nos causa aborrecimentos, quando não prejuízos maiores. Algo assim como transar sem camisinha.
 

Nenhum comentário: