terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Alex Ferraz

ESTRANHO RIGOR
Enquanto diveros trechos da capital permanecem sem fiscalização de trânsito, em Alphaville, nas largas e tranquilas ruas internas, um rigoroso agente da Transalvador (sempre o mesmo) faz uma patrulha feroz, multando visitantes e moradores. O estranho é que as vias são amplas, de mão única e os carros parados não prejudicam a ninguém. Eu, hein?!

Frase: "Deve-se sempre temer, quando se quer ficar em segurança." (Publílio Siro)

Crime orginzado acua polícia no Brasil
A denúncia vem de Brasília: todas as bases comunitárias do Distrito Federal foram desativadas, a despeito de o projeto ter custado a bagatela de R$ 217 milhões. Motivo: coação do crime organizado, que pôs os PMs para correr.
Para nós, em Salvador, isto não é novidade. Se é verdade que algumas bases comunitárias foram montadas (Calabar e Nordeste de Amaralina, por exemplo), também não é menos verdadeiro que dezenas de módulos da PM (incluindo aí Largo de Roma, Largo do Tororó, Relógio de São Pedro e Largo da Soledade) foram abandonados, literalmente, após ataques promovidos por bandidos uns anos atrás. E alguns, ironicamente, passaram a servir de abrigo para ladrões e sacizeiros.
Então, ficamos assim: a realidade mostra que a força policial está sendo enxotada de alguns pontos cruciais da cidade pela ação cada vez mais ousada do crime, assim como acontece em diversos bairros e invasões de Salvador.
Assim, quem reside, trabalha ou transita de alguma forma pelos locais citados e muitos outros da capital baiana fica sem a utilíssima presença constante de policiais (como a têm, a fartar, os que moram na privilegiada Barra, onde o módulo, no Porto, acabou virando quase um quartel). A ação policial, então, resume-se a rondas, úteis sem dúvida, que na verdade são esporádicas e cujos longos intervalos permitem a ação tranquila de bandidos.
Pois é: aos poucos, o crime organizado vai conquistando territórios.

Um teste para
os aeroportos (I)

As últimas duas semanas foram um verdadeiro teste para grandes aeroportos do País, e com resultados negativos.
No galeão, Rio de Janeiro, por exemplo, além de enormes filas, o insuportável calor provocou até mal estar em alguns passageiros, que tiveram que ser socorridos.
As autoridades deram as desculpas recorrentes para a ineficácia do ar condicionado.

Um teste para
os aeroportos (II)

Em Salvador, neste fim de semana, as esteiras de bagagem do aeroporto pifaram e o resultado foi atraso monumental em embarques, voos cancelados, o caos.
Assim estão os aeroportos do país da Copa de 2014. Suportarão o fluxo de turistas em junho?Hum...

Um grande
mistério..
.
Podem prestar atenção: a Mega Sena NUNCA sai quando o valor do prêmio é "baixo" (3, 5 ou 7 milhões, por exemplo).
Sei não, mas são dezenas de milhões de cartões, muito mais do que a proporção de um para 50 e poucos milhões de apostas que, segundo matemáticos, determinariam um ganhador.
Debaixo desse pirão tem carne?

Crianças em
risco

As crianças que praticam o futebol nas escolinhas do Parque São Cristóvão estão usando a Praça Esportiva daquela comunidade com o alambrado despencado e amparado pela trave.
Um queda total desse equipamento poderá ferir gravamente alguém.

Acidentes na
BR-116

Comentei ontem aqui sobre essa estrada e acordei hoje com a notícia de novo acidente, desta vez matando quatro pessoas.
Urge que as autoridades responsáveis cobrem da concessionária que administra a BR-116 mais atenção com a segurança dos seus usuários, até que saia a lerdíssima duplicação...
LÍNGUAS - O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inscreve, até o próximo dia 10, para novas turmas dos cursos de inglês e francês. As matriculas acontecem no campus I, no bairro Cabula, em Salvador, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Serão disponibilizadas 250 vagas (200 para inglês e 50 para francês) para os níveis básicos, intermediários e inglês instrumental.
ICMS - A Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba) irá possibilitar aos contribuintes baianos o parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo às operações de saídas de mercadorias realizadas no mês de dezembro de 2013, em três parcelas mensais. Mais informações no site do órgão.
SALINAS - Os 15 mil habitantes de Salinas da Margarida, município do Recôncavo Baiano, podem retirar medicações gratuitamente na Farmácia da Bahia, inaugurada neste sábado (4), pelo governador Jaques Wagner.

Nenhum comentário: