quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alex Feraz

ESTÁDIOS
Em Cuiabá, goteiras envergonham o estádio construído para a Copa do Mundo. Em Natal, uma lona protege passageiros num terminal do aeroporto. Sugestão: levem a lona de Natal para Cuiabá, neste país sem uma gota de bom senso e coberto pela lona do imenso circo político. Um país de TOLDOS, enfim...

O mesmo filme, mas nunca um final feliz
Enchentes em São Paulo. Destruição, prejuízos, mortes. Como ocorre TODO ANO e nunca se toma uma providência. Enquanto isso, dezenas de bilhões de reais gastos na Copa, principalmente para a construção recorde de imensos estádios. Ora, por que não se faz com o mesmo empenho e rapidez uma obra subterrânea para acabar com as enchentes paulistanas, por exemplo? Possível, é, sim, pois Tóquio, muito maior que São Paulo e sujeita a furacões, tornados e maremotos, não acumula uma gota de água nas ruas, mesmo com uma tromba d’água, porque tem um espetacular sistema de galerias subterrâneas. Aliás, galerias que ainda hoje fazem inveja ao Brasil já existiam em Paris, por exemplo, mais de dois séculos atrás.
E não é só em São Paulo: no Rio de Janeiro, três anos após a tragédia da região serrana, quando mais de mil pessoas morreram, praticamente nenhuma obra de recuperação foi feita, muito menos obras de contenção. O nosso vizinho Espírito Santo também sofre com problema semelhante. E podem apostar que chegaremos a 2015, 2020, com os mesmo problema, mais vítimas e, claro, nenhuma solução séria.

Frase:
As tragédias se repetem, sem solução


Um Verão
de violência? (I)

Arrastão na saída do festival do Olodum, tiroteio no Verão Coca-Cola, no Jardim Alah. Correria, violência, gente urinando na rua, um caos.
É sintomático que tais fatos ocorram neste pré-auge do Verão, pois sabemos que o ápice é mesmo o Carnaval e já tememos o que possa acontecer.

Um Verão de violência? (II)
De qualquer forma, esse tipo de situação pega muitíssimo mal para a imagem da Bahia e de Salvador como atrações turísticas. E aí ficamos a pensar, além do Carnaval, na Copa.
Até porque também constrange o turista o verdadeiro batalhão de guerra que às vezes é colocado na rua para tentar conter a violência. Quem vai para lugares ditos paradisíacos, na verdade não quer ver bandidos, mas também não se sente confortável cercado de metralhadoras, fuzis e soldados. No entanto, há alguma saída?

Um caos
instalado

Alguma coisa precisa ser feita, com urgência, para melhorar o trânsito na Cidade Baixa, principalmente no trecho Largo de Roma/Calçada.
Todos os dias o fluxo trava e causa indignação entre motoristas e passageiros.

Inexplicável,
sim senhor! (I)

Vergonhosos os gastos da comitiva da presidente Dilma com uma escala não programada em Lisboa, no trajeto Suíça/Cuba.
A desculpas do governo são apoiadas na suposta falta de autonomia do avião presidencial.

Inexplicável,
sim senhor! (II)

Pode até ser, mas seria necessário mesmo que fosse Lisboa? E, se assim foi, seria preciso gastar R$ 27 mil na suite presidencial do melhor hotel da cidade e jantar faustoso no melhor e mais caro restaurante?
Mujica, presidente do Uruguai, que o diga.

1 TRÂNSITO I - Com o objetivo de estimular a harmonia e o respeito no trânsito da cidade, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizará na manhã do próximo dia 29 o Projeto Um dia de Civilidade no Trânsito.
2 TRÂNSITO II - A ação, que vai acontecer na praça do Shopping Iguatemi,  contará com a colaboração da Coordenação de Educação e Segurança para o Trânsito do Detran. No local serão distribuídos materiais educativos, além da Unidade Móvel do Detran que estará disponível para visitação.
3 IEMANJÁ - Os ambulantes interessados em trabalhar durante a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, dia 2 de fevereiro, devem se cadastrar até o próximo dia 31. O cadastramento, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), será realizado na Rua 28 de Setembro, na Baixa dos Sapateiros. São oferecidas 175 vagas para diversos tipos de atividades comerciais.

Nenhum comentário: