quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Alex Ferraz

ABUSO
Deu na coluna do Cláudio Humberto: “Apesar dos sites que comparam tarifas, as empresas aéreas tratam os clientes como otários. Para uma mesma data, voo Ilhéus-Brasília custa R$ 259 na Avianca, 1.350 na TAM, 1.780 na Gol e R$ 3.179 (!) na Azul.” Imaginem no Carnaval e na Copa. Vixe!
Frase: Para quem acredita em Papai Noel, coelho da Páscoa e Lei da Ficha Limpa.

Mais uma lei para ser burlada cinicamente
A notícia: “A aprovação na Comissão Especial da Câmara, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 6826 é um grande passo para o desenvolvimento da responsabilidade social nas empresas. A punição deixa de atingir apenas o funcionário que tenha cometido algum ato de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira e alcança a própria empresa.”
O comentário: bem, para quem acredita em Papai Noel, Coelho da Páscoa e Lei da Ficha Limpa, o Brasil está pronto para deixar de ser um dos países de maior corrupção no mundo.
Bolas, o que tem de políticos ficha suja exercendo o parlamento e mesmo candidatando-se a deputado, senador e até governador, neste país, não está no gibi. Então, para que serviu a Lei da Ficha da Limpa?
Por outro lado, a nova lei estipula multas que podem chegar a 40 milhões de reais contra empresas que se envolveram em corrupção com dinheiro público. Bolas, de novo. Nos últimos anos, bilhões em multas contra agências do próprio governo, contra empresas (Petrobras e privadas), contra prefeitos e outros políticos foram emitidas, e não se tem notícia de UMA SEQUER que tenha sido devidamente paga.
Finalmente, enquanto finge virar o canhão contra as empresas privadas, o governo segue ignorando oficialmente a corrupção nas suas hostes. Nos últimos anos, vimos dono de lan house se tornar milionário, da noite para o dia, e centenas de milhões de reais escoarem pelos ralos do famigerado cartão de crédito corporativo. E daí?

 A fragilidade do
voto virtual (I)

 Espantoso este e-mail, enviado por um amigo da coluna: “Um novo caminho para fraudar as eleições informatizadas brasileiras foi apresentado ontem no dia 12 de dezembro último para as mais de 100 pessoas que lotaram durante três horas e meia o auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), na Rua do Russel n° 1, no decorrer do seminário ‘A urna eletrônica é confiável?’, promovido pelos institutos de estudos políticos das seções fluminense do Partido da República (PR), o Instituto Republicano; e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.

A fragilidade do
voto virtual (II)

 Segue: “Acompanhado por um especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e de um delegado de polícia, Alexandre Neto, um jovem hacker de 19 anos, identificado apenas como Rangel por questões de segurança, mostrou como — através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da empresa Oi – interceptou os dados alimentadores do sistema de totalização e, após o retardo do envio desses dados aos computadores da Justiça Eleitoral, modificou resultados beneficiando candidatos em detrimento de outros – sem nada ser oficialmente detectado.
"A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada", explicou Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.”
 
A fragilidade do
voto virtual (III)

 E conclui: “O depoimento do hacker – disposto a colaborar com as autoridades – foi chocante até para os palestrantes convidados para o seminário, como a Dra. Maria Aparecida Cortiz, advogada que há dez anos representa o PDT no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para assuntos relacionados à urna eletrônica; o professor da Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Pedro Antônio Dourado de Rezende, que estuda as fragilidades do voto eletrônico no Brasil, também há mais de dez anos; e o jornalista Osvaldo Maneschy, coordenador e organizador do livro Burla Eletrônica, escrito em 2002 ao término do primeiro seminário independente sobre o sistema eletrônico de votação em uso no país desde 1996.”

O que Dilma
Pensa disso?

 A Anistia Internacional denunciou uma onda de prisões em Cuba às vésperas do encontro da Celac, evento que teve participação ativa da presidente Dilma. Cinco ativistas estão em prisão domiciliar e 18 proibidos de ir a Havana. O Brasil avaliza isto? Se não, por que tanto dinheiro do BNDES para Cuba?

Até que enfim,
a liberdade!

 Foi aprovado em dois turnos, e segue para sanção do governador Jaques Wagner, o projeto de autoria do deputado João Bonfim (PDT) que autoriza e regulamenta a comercialização e a venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas de eventos esportivos no estado. "A Bahia inova sendo um dos primeiros estados a regulamentar a venda de bebidas alcoólicas em estádios, o que já vem sendo autorizado pela Justiça", disse o relator da matéria, Elmar Nascimento (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa (AL-BA), em entrevista ao Bahia Notícias.
DETRAN - O Detran inaugurou um posto da Regional de Trânsito (Retran) no município de Alcobaça. Devidamente informatizada, a Retran está funcionando na Rua Bráulio Nascimento, nº 304, no centro da cidade, e realizando todos os serviços relacionados a área de veículos

LGBT - A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a criação do Conselho Estadual LGBT para atuar no monitoramento, na formulação e no acompanhamento das políticas públicas LGBT no estado. O conselho vai ser composto por membros da sociedade civil e membros do poder público, de maneira paritária. Essa é a primeira vez que a Bahia reconhece esta população para dentro da sua compreensão de estado.

GESTÃO - Uma palestra sobre “Realizando o Impossível: Práticas que sustentam equipes de alta performance”, com o Mestre em Gestão Empresarial pela UFBA e Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, Paulo Emílio, vai abrir o ciclo 2014 do Happy Business, evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos na Bahia, hoje, a partir das 18h30, no Hotel Matiz (Costa Azul).

Nenhum comentário: