sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Alex Ferraz

ESCÂNDALO!
Sessenta por cento dos médicos que fizeram o exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) foram reprovados. A grande maioria veio de escolas particulares, que, pelo visto, nada ensinam. Detalhe: a prova foi considerada de nível fácil. Imaginem!

Frase: Delegacia tem só uma arma: metralhadora usada na Segunda Guerra Mundial.

O assustador desdém pela segurança pública
Que a violência está atingindo patamares aterrorizantes no Brasil, isto não é novidade. Que legisladores, governantes e juristas parecem não estar nem aí para isso, também é fato. Mas o que vem acontecendo no Rio Grande do Norte dá mostras de como esse problema pode aumentar ainda mais, se não houver uma ação punitiva séria. O número de assassinatos naquele estado saltou de 940, em 2012, para 1.642 em 2013.
Pior: enquanto isso acontece, há delegacia que trabalha com uma única arma, conforme denúncia da TV, e que vem a ser uma metralhadora, pasmem, da Segunda Guerra Mundial! Isso enquanto o crime organizado usa armas sofisticadas e modernas...
O Rio Grande do Norte tem 144 escrivães, quando seriam necessários, no mínimo, 1.200, e conta com 160 delegados, quando o número mínimo seria de 800.
E o que fazem as autoridades de segurança do Estado? Dois delegados, um deles chefe, foram filmados usando carros da polícia (sem letreiro, mas com placas especiais) para levar filho à escola e, o outro, para conduzir uma garota menor de idade a um  motel. Este, aliás, tem salário de 20 mil mensais. Isto é Brasil, senhores!

Ainda sobre
a insegurança (I)

De um amigo leitor recebo e-mail com excelente artigo, sob o título “Pedrinhas, um alerta à Nação", escrito por Antonio Sbano, Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), do qual trascrevo alguns trechos: "A magistratura estadual brasileira repudia os atos de barbárie ocorridos no Presídio de Pedrinhas, Maranhão, bem como todos os demais noticiados no dia a dia.
É dever do Estado garantir a vida e a integridade física daqueles que, por qualquer motivo, estão privados de sua liberdade. A omissão resulta em prejuízo à toda a sociedade que é, ao final, quem arca com as indenizações devidas ás famílias."

Ainda sobre
a insegurança (II)

Prossegue: "Vivemos uma grave crise de segurança pública em todos seus segmentos: na prevenção, repressão e punição. Todo o sistema se vê esmagado por uma legislação penal e processual penal ultrapassada, remendada sempre para dar mais e mais asas à marginalidade, sem se ver vontade política em dar respostas aos reclamos da sociedade."

Ainda sobre
a insegurança (III)

E mais: "Nossa polícia preventiva carece de melhor preparo e de recursos humanos, matérias e tecnológico para enfrentar o crescimento da marginalidade; o mesmo se diga da polícia judiciária, em especial as estaduais, transformadas em guardiões de presos e desvirtuadas de sua função investigatória.
No campo da execução das penas, o quadro é mais crítico, dando inveja às velhas masmorras medievais: superlotação, locais infectos e sem condições de abrigar seres humanos."

Torturando o
consumidor

O cidadão foi ao Magazine Luiza, nas Mercês, comprar um celular de dois chips. Venderam um com apenas um chip. Descoberto o problema, tentaram encontrar o celular desejado, mas não acharam. Aí, resolveram estornar o valor do cartão. E a operação, pasmem, demorou das 9h às 11h. Desse jeito, querem espantar os clientes.

Um grande
negócio

No bairro de Itaquera, em São Paulo, bem próximo ao estádio Itaquerão, uma família gastou R$ 20 mil para reformar e reequipar um apartamento de 95 metros quadrados e alugá-lo para o período dos jogos. Vão oferecer motorista, comida e bebida. Mas vale a pena: o aluguel, pela temporada, custará a bagatela de R$ 220 mil.

VIOLÊNCIA - A União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) começou suas atividades de 2014 tratando de um assunto que vem preocupando os gestores municipais da região oeste, a segurança. Para a primeira reunião da entidade no ano, a Umob foi até Cotegipe, distante 102 km da sede da entidade em Barreiras. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de 13 prefeitos da região.
PEDAGOGIA - A Jornada Pedagógica 2014 será realizada na Cidade do Saber, em Camaçari, na próxima segunda-feira (27), às 7h30. Na terça-feira (28), as atividades acontecem nas unidades escolares, a partir das 8h. O tema é “Escola e Interculturalidade: por uma educação sócio-interacionista”.
SEDE - O Crea inaugurou ontem  a nova sede da Inspetoria de Lauro de Freitas. A crescente demanda por serviços específicos, como a emissão de registros e vistos que regulamentam a atividade profissional e de empresas motivou a gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) a destinar novos investimentos para a mudança da sede.

Nenhum comentário: