segunda-feira, 7 de abril de 2014

7 de abril. Dia do jornalista



É tão comum e cotidiano que fica difícil prestar atenção em como somos bombardeados por informação. Os noticiários estão no rádio, telejornais, revistas, jornais impressos, Web sites, e até redes sociais estão sempre abarrotadas de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos. E nem sempre se para e pensa no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias em alguns parágrafos, que dão a perfeita localização no tempo e no espaço, transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos de nosso interesse ou até mesmo realizar tarefas escolares ou profissionais. O jornalista.
Hoje, 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, é comemorado no Brasil o Dia do Jornalista. Profissional incansável, dinâmico, disposto, atento, inteligente, a serviço da notícia, da informação e dos fatos. Profissão diariamente trabalhada com dedicação, determinação, vontade, compromisso em cumprir com o papel devidamente pautado na ética, no trabalho árduo e diário e principalmente, pautado na responsabilidade com a notícia e com tudo aquilo que divulgar.

O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade. Informa, promove a reflexão, a crítica e incita debates. Difundindo ideias, os fatos e informações com clareza, rapidez e precisão, a ponto de sintetizar em apenas uma frase tudo aquilo que quer falar. Por vezes denunciando, auxiliando a comunidade e assim, colaborando para uma sociedade mais justa e democrática. E dessa forma não podemos desconsiderar o seu importante papel, pois sem dúvida alguma, possui uma admirável influência sobre todos nós, seja agindo direta ou indiretamente.


Parabéns aos que defendem a informação, a ética, a liberdade, a valorização da profissão, o prazer de ser jornalista. Por trás de todo grande acontecimento há um jornalista pronto para divulgar a notícia.

Nenhum comentário: