sábado, 19 de abril de 2014

Alex Ferraz


NOVELA
Mais um adiamento na data para chegada dos dois novos ferries a Salvador. Agora, só funcionarão em junho. A primeira data foi para antes do Natal. Esse pessoal zomba com os prazos, hein? É melhor só abrir a boca quando tiver certeza. É o nosso "metrô" aquático!

FRASE: "A junção de eventos como Copa do Mundo e eleições majoritárias certamente trazem uma enorme tensão"

Quando se diz que 2014 será um ano difícil - e já está sendo -, parece retórica jornalística, mas não é.
A junção de eventos como Copa do Mundo e eleições majoritárias certamente trazem uma enorme tensão para toda a sociedade. No caso da Copa, a expectativa de grandes manifestações e possíveis confrontos, além da grande por conta de torcidas e turistas e da consequente multiplicação geométrica da movimentação em aeroportos e nas estrutura geral das cidades que serão sedes de jogos vão esticar ao máximo a corda da tensão da segurança pública e do funcionamento da infraestrutura de transporte. Para não falar nas inúmeras greves em setores essenciais que vêm sendo especuladas (ou preparadas?) para o período da Copa. E olha que falta apenas pouco mais de 50 dias para o evento.
Quanto às eleições, já estamos vendo aí movimentações nitidamente políticas, algumas eleitoreiras, seja no âmbito de Brasília, seja em diversas cidades do país, com greves e outras atividades claramente linkadas (para usar termo da moda) à campanha eleitoral.
Em meio a tudo isso, o cidadão comum, trabalhador, aquele que quer paz para produzir e pagar altíssimos impostos, vê-se perdido. E arriscando a vida.

O escândalo
da Petrobras (I)

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que é “inevitável” haver sobrepreço em obras da estatal em função de erros em projetos elaborados pela companhia.
Ora, ora! Então, agora, os famosos "10%" são oficiais, explícitos? Cada uma!

O escândalo
da Petrobras (II)

O jornalista Carlos Newton, no blog Tribuna da Imprensa, analisou com precisão as falhas no depoimento de Graça Foster. Vejamos algumas: "Não é preciso ser especialista para apontar as contradições do depoimento de Maria das Graças Foster no Senado. A presidente da Petrobras falou muito, mas não conseguiu explicar nada. Não apresentou documentos que comprovassem suas alegações e acabou se contradizendo muitas vezes, evidenciando que a compra da refinaria nos Estados Unidos (em Pasadena, Texas) foi mesmo uma negociata jamais vista na Petrobras."

O escândalo
da Petrobras (III)

E mais: "Graça Foster admitiu que hoje 'não há como reconhecer contabilmente' que Pasadena foi bom negócio. Contudo, defendeu as premissas que embasaram a decisão, sob o argumento de que a Petrobras, antes da crise financeira de 2008, tinha margens 'muito boas' (ou seja, dinheiro em caixa para esbanjar). Confessou que o prejuízo para a Petrobras com aquisição da refinaria foi de US$ 530 milhões. Depois, caiu em contradição, ao dizer que a usina tem operado em sua capacidade de processamento, de 100 mil barris por dia."
É uma argumentação falaciosa. Se a unidade realmente processasse 100 mil barris por dia, teria sido um grande negócio, a Petrobras estaria no lucro, o assunto estaria encerrado e nem haveria necessidade de CPI ou qualquer outra apuração a respeito.

O escândalo
da Petrobras (IV)

Segue o jornalista: "Por fim, dizer que 'a Petrobras precisava refinar o óleo pesado do Campo de Marlim fora do país' é um disparate completo. Ocorre justamente o contrário. A Petrobras precisa desesperadamente refinar óleo pesado aqui no Brasil, mas não domina as melhores tecnologias, desenvolvidas por especialistas canadenses e venezuelanos, acreditem se quiserem. A Petrobras tem de importar óleo leve (mais caro) para misturar ao óleo pesado e conseguir processá-lo no país. Aliás, a importância da parceira com a Venezuela na refinaria Abreu Lima era justamente para adquirir tecnologia de refino do óleo pesado extraído em nosso país.

Conclusão
decepcionante

Na verdade, a presidente da Petrobras "omitiu as principais informações, que deveriam ser entregues por escrito aos parlamentares, em forma de relatório. O que se precisa saber agora é quanto a refinaria realmente produz por dia e quem fornece petróleo bruto, já que a produção da subsidiária Petrobras America é de apenas 22,9 mil barris diários."
OFICINA - As inscrições para participar da Oficina do Empreendedor de 2014 que acontece entre os dias 24 e 26 próximos em Luís Eduardo Magalhães estão abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, no Centro Administrativo.
PRÊMIO - Até o próximo dia 30, as Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em todo o país estão recebendo as inscrições de projetos para concorrer à 27ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em reconhecimento às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, que este ano homenageia a arquiteta Lina Bo Bardi. Mais informações: (61) 2024-5462, 2024-5463 e fax (61) 2024-5499, ou [email protected].

Nenhum comentário: