segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alex Ferraz

Exigências
Um conjunto de exigências feitas pelo presidente do PMDB, Geddel Vieira Lima, ao prefeito ACM Neto (DEM) é o maior obstáculo para que a chapa das oposições seja finalmente fechada. A mais difícil delas, dizem os democratas, é a indicação também da vaga de vice, que ficaria, segundo se comenta no PMDB, com o deputado estadual Leur Jr., além do posto ao Senado, que desde o início das conversações foi oferecido ao próprio Geddel. Como a ideia era desde o princípio entregar a vice ao empresário João Gualberto (PSDB), ex-prefeito de Mata de São João, a exigência peemedebista é vista como uma tentativa de punir os tucanos, que se uniram ao DEM para defender a candidatura de Paulo Souto ao governo.

No aguardo
O governador Jaques Wagner (PT) deve retornar esta semana da temporada de férias que tirou no exterior disposto a tomar algumas providências não só no âmbito da administração como da pré-campanha do correligionário Rui Costa. Na verdade, algumas decisões estratégicas relacionadas à campanha de Rui aguardam o famoso “aprovo” do governador.

Decisão
Aliado de primeira hora de ACM Neto (DEM) na campanha municipal passada, o PTN também já se definiu pela candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo por considerar que o ex-governador é, conforme revelam as pesquisas, o mais competitivo para disputar a sucessão estadual de outubro com o candidato do governador Jaques Wagner, o petista Rui Costa.

Benefício 
Candidato do PT ao governo, Rui Costa está dando gargalhadas com a dificuldade das oposições de montarem a chapa à sucessão estadual. O petista, que faz uma média de dois encontros regionais por semana para divulgar seu nome no interior, acha que a falta de um concorrente que faça um contraponto à sua campanha só faz beneficiá-lo na disputa.

Enrascados
O escândalo em torno da polêmica compra da refinaria Pasadena pela Petrobras fez aumentar o leque das investigações das ações contidas na estatal do petróleo brasileiro. O fato começa a respingar na Bahia, pelo menos é o que traz duas reportagens da revista Veja desta semana. E por se tratar de um ano eleitoral, o sinal amarelo acende, devido o destaque que o assunto tem ganhado no cenário nacional, o que pode interferir em campanhas futuras. A edição mostra a proximidade de políticos baianos com o doleiro Alberto Youssef, um dos personagens do caso preso junto com o engenheiro Paulo Roberto Costa, comandante da diretoria de abastecimento da Petrobras.

Preocupação
Responsável pelo comando administrativo e político de Camaçari, o PT está observando com olhos de preocupação a movimentação das oposições na cidade visando a sucessão municipal de 2016.

Apoio
Ex-secretário estadual da Fazenda de Jaques Wagner, Carlos Martins deve se integrar à campanha de Rui Costa até o fim do mês de abril para atuar como um dos coordenadores políticos do petista. Por enquanto, Martins monta uma equipe que possa substituí-lo à altura no comando da CTS, órgão que o governo do Estado assumiu no processo de transferência do metrô de Salvador para o Estado.

Senhor do Bonfim
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro (PT), recebeu o deputado federal Valmir Assunção (PT), ontem, para declarar apoio público à reeleição do líder do MST na Bahia. Ambos os petistas vão fazer uma “dobradinha” na região norte na procura de fortalecer o partido e disseminar os nomes de Rui Costa, para governo, e Dilma, para presidente. O evento reuniu militantes do PT, políticos da região e lideranças de movimentos sociais.

Tragédia
Os vereadores do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, Ricardo Silva Luz (PSL) e Renan de Sá Teles Pina (PMDB), morreram devido a acidente entre dois carros no sábado (5), na BR-242, próximo a Ibiquera, quando retornavam depois da participação no evento do PT de construção do Programa de Governo Participativo, em Itaberaba. Renan morreu no caminho, seguindo para ser atendido em hospital em Salvador, e Ricardo morreu na hora. Outro edil, Arionildo Oliveira (PSL), conhecido como Lico, ficou ferido e seu estado é considerado grave. De acordo com informações do Jornal da Chapada, o carro dos políticos se chocou com outro que carregava bebidas alcoólicas. O motorista fugiu do local levando todos os documentos de identificação.

Mobilização 
Entidades médicas da Bahia convocaram a imprensa para uma coletiva hoje, às 8h, data que marca a celebração do Dia Mundial da Saúde. A intenção é expor a real situação da saúde no estado, marcada pela redução dos investimentos governamentais, além de atualizar a população sobre as mobilizações da categoria. Representantes da ABM, Cremeb e Sindimed irão expor a situação alarmante de unidades de saúde da capital e do interior.

Cidade do Saber

O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, destacou esse final de semana a importância de comemorar os sete anos da Cidade do Saber. Para o ex-prefeito, a concretização da Cidade do Saber é a realização de um sonho. “Quando inauguramos este teatro, eu assisti a uma apresentação de balé de outra cidade, e hoje podemos presenciar as nossas crianças e jovens mostrando seus potenciais. Medíocre é o gestor que não investe em cultura e educação”, completou. O espaço é considerado um dos maiores complexos integrados de inclusão social latino-americanos, bem como referência nacional, no que diz respeito a centros de educação cultural e esportiva.

Mercado de Ubatã
A reforma do Mercado Municipal é um dos principais projetos aguardados pela população de Ubatã. O ajuste da área destinada aos boxes de carne fresca é considerado questão de higiene e saúde. As melhorias no equipamento estão sendo discutidas com técnicos da Conder, com sugestão de projeto encaminhada pela deputada estadual Maria del Carmen (PT). A parlamentar discute a possibilidade de transferência dos barraqueiros para outra área coberta, liberando o espaço atual para facilitar o acesso de veículos ao local.

Desconforto
O deputado estadual Sandro Régis (DEM) negou ontem que haja qualquer desconforto na possibilidade do deputado federal Fábio Souto sair como candidato a deputado estadual no pleito deste ano. “Não existe nenhum mal-estar. Fábio é muito meu amigo. Será um grande prazer tê-lo na bancada e uma grande satisfação. Sempre fiz política com Paulo Souto e nossa amizade transcende a política.”, ressaltou. A resposta do democrata rebate a colocação de importantes quadros da oposição, que expuseram ao Bocão News que há certo desconforto de Régis com a possibilidade de Fábio Souto disputar uma das vagas do DEM na Casa Legislativa.

Sem mal-estar
Entretanto, o deputado estadual Paulo Azi negou que houvesse algum tipo de mal-estar com a candidatura de Fabio Souto. “Em momento algum acho que a candidatura de Fábio Souto causa essa mal-estar. É um importante quadro do nosso partido, faz um excelente trabalho e não atrapalha. Absolutamente. Há, com certeza, espaço para as candidaturas dos dois, caso Fábio Souto realmente saia candidato”, afirmou Paulo Azi.

Prefeitos do PSB 
A novidade na plenária do PT de Itaberaba, no sábado, ficou por conta dos prefeitos dos municípios de Andaraí e Itaetê, Wilson Cardoso (PSB) e Lenise Estrela (PSB), que foram apresentados como apoiadores do projeto de Rui Costa (PT). O apoio dos gestores seria considerado normal se não fossem algumas peculiaridades. Por exemplo, no caso de Cardoso, a presidente do seu partido na Bahia, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), além de ter alocado diversos recursos em Andaraí, durante o mandato do gestor, é também candidata ao governo em oposição a Rui Costa.

Lá e cá
Já a prefeita Estrela, além de ser fiel seguidora do deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), é irmã de Helder Lopes Campos (guru de sua administração) e diretor de Iluminação da prefeitura de Salvador, administrada pelo prefeito ACM Neto (DEM).

Mucugê 
Depois de ter derrotado o prefeito Fernando Medrado, que teve o apoio do deputado estadual Marcelino Galo (PT), a prefeita de Mucugê, Ana Medrado (PP), também foi apresentada na plenária em Itaberaba como da base do governo. No caso dela, o apoio surpreendeu pela relação histórica e de amizade que mantém com o ex-governador Paulo Souto (DEM). Nos mandatos de Souto, além dele ter investido muito na administração de Ana Medrado, Mucugê era sua parada para o lazer.

CEI em Jacuípe
Sete vereadores ingressaram com um pedido, na Câmara de Vereadores de Conceição do Jacuípe, para que seja aberta uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias contra a gestão da prefeita da cidade, Normélia Correira (PRB). A ideia dos edis é apurar possíveis irregularidades nos contratos na área de coleta de lixo, fornecimento de merenda escolar, locação de veículos e reformas em unidades escolares.

Nenhum comentário: