terça-feira, 1 de abril de 2014

Alex Ferraz

SAQUE
Este escândalo da Petrobras é uma das maiores e mais cínicas falcatruas já cometidas contra o erário no Brasil. Um crime contra o País. E, dizem as más línguas, a Eletrobras estaria seguindo o mesmo caminho. É o Estado sendo assaltado para que poucos se locupletem.

Frase: É por essas e outras que desconfiamos de projetos mirabolantes em ano eleitoral.

Falta de ação na saúde e projetos mirabolantes
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou ontem um levantamento sobre as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na área da saúde nos estados brasileiros.
De acordo com a nota do CFM, "os números, obtidos com base em relatórios oficiais do governo, revelam que na Bahia apenas 9% das ações em saúde foram concluídas nesses três anos de execução do PAC 2, lançado em 2011 pelo governo federal. Dos 2.354 projetos selecionados no programa para o Estado, todos sob responsabilidade do Ministério da Saúde ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), apenas 208 foram concluídos até dezembro do ano passado. Os números ratificam as ações do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) na defesa da categoria médica, diante a falta de infraestrutura e condições de trabalho nas unidades de atendimento e hospitais, fruto do subfinanciamento da saúde."
Isto posto, tenho a dizer que é por essas e outras que sempre coloco em dúvida projetos mirabolantes que costumam surgir em anos eleitorais e que depois adormecem para sempre nas gavetas, se é que existiram de verdade.
O ex-prefeito João Henrique, por exemplo, foi um mestre nisso. E no atual ano de eleições, parece estar contando com muitos seguidores...

Os mártires
da Copa

São sete os mortos em obras de estádio para a Copa, até agora.
Fosse na época em que se construiu o Canal do Panamá, mais de um século atrás, compreenderíamos acidentes deste tipo.
Mas em pleno século XXI, com tanta tecnologia, é difícil conceber desastres como esses em obras sofisiticadas e caríssimas.

Um ano
perdido? 

Não bastasse a Copa, em diversas escolas públicas o ano letivo será ainda mais perturbardo por atrasos no início das aulas. Seja por greves, falta de condições das salas de aula etc., a verdade é que este será mesmo um ano bastante atrapalhado para estudantes das redes públicas.

Em outro lugar,
iria à falência (I)

O cidadão foi ao Hiper Bompreço do Ogunjá/Bonocô, no último domingo, por volta das 9h40. Enquanto um amigo aguardava no caixa, ele foi à lanchonete para comprar uma cerveja. Não havia ninguém. Perguntou no balcão mais próximo a uma funcionária e ela disse que não tinha cerveja. Mas tinha, sim, e estava lá, na geladeira. Quando o cliente mostrou isso, ela respondeu: "Ah, sei lá. A moça que despacha saiu por aí..."
Com um atendimento desse tipo, esta loja faliria em qualquer capital mais civilizada deste país, para não falar no exterior.

Em outro lugar,
iria à falência (II)

Aliás, o atendimento na rede Bompreço é doloroso.
Caixas lentos, sem empacotador, e, claro, dezenas de caixas vazios enquanto uma meia dúzia recebe enromes filas. Mas como não há fiscalização...

Maus ventos
o levem!

A passagem do furacão Catarina pelo Brasil está completando 10 anos. O fenômeno atingiu a região entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na noite entre o dia 27 e 28 de março de 2004, quando os ventos alcançaram mais de 150 km/h.
Único furacão a se formar em águas do Oceano Atlântico Sul até hoje, o Catarina causou dúvidas entre os meteorologistas na época.
REINTEGRAÇÃO - A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, entregou o novo Centro de Reintegração Social. A unidade de acolhimento institucional para pessoas adultas em situação de rua fica no Pau da Lima, na Avenida Aliomar Baleeiro, s/n, Granjas Rurais Presidente Vargas.
PREVIDÊNCIA - Tem início hoje a terceira etapa do recadastramento anual da Previdência Estadual. Estão convocados a atualizar seus dados cadastrais os 52.704 aposentados e pensionistas ligados à Secretaria Estadual da Educação. Os inativos devem comparecer à sede da Previdência Estadual, no bairro de Brotas, em Salvador, ou a qualquer uma das unidades de Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev).

DENGUE - A Prefeitura de Salvador informa que continua intensificando as ações para combater os criadouros do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) nos 12 distritos sanitários da capital. Para o enfrentamento da doença, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde intensificarão as visitas de casa em casa.

Nenhum comentário: