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(Foto - divulgação-Secom) |
14 anos
depois de iniciadas as obras que consumiram R$ 3,6 bilhões, o Metro de
Salvador entra em operação de forma limitada. Apenas 7,3 quilômetros ficaram
prontos, mas, mesmo assim, a obra foi inaugurada com festa, com a presença da
presidente Dilma Rousseff, que fez a viagem inaugural ao lado do governador do
Estado, Jaques Vagner (veja foto).
No primeiro momento, o metrô fará o
percurso Lapa-Acesso Norte. Porém, segundo a CCR Metrô Bahia, que administra o
sistema, a estação do Retiro deve ser incluída como ponto final do trajeto
ainda no fim deste mês, com a conclusão das obras. Até
lá o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, com entrada
gratuita e com capacidade de passageiros limitada.
A chamada "Operação Assistida"
marca a inauguração da primeira etapa da linha 1, que passa pelas Estações da
Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte. Esse período assistido irá
até o dia 14 de setembro.
Nos seis dias de jogos da Copa em Salvador, o metrô funcionará de maneira diferenciada. Cerca de dois mil torcedores chegarão à estação do Acesso Norte em ônibus previamente cadastrados. De lá, seguirão por trem para o Campo da Pólvora e, dali, a pé para a Fonte Nova.
Nos seis dias de jogos da Copa em Salvador, o metrô funcionará de maneira diferenciada. Cerca de dois mil torcedores chegarão à estação do Acesso Norte em ônibus previamente cadastrados. De lá, seguirão por trem para o Campo da Pólvora e, dali, a pé para a Fonte Nova.
Com o início da operação comercial, em setembro, a
tarifa passará a ser cobrada. O valor fixado é de R$ 3,10, para quem vai
utilizar somente o metrô. Para a integração com o ônibus, o custo será
de R$ 3,90. Esse valor dá direito ao usuário pegar dois ônibus mais o metrô
em um período de duas horas.
A integração será feita por meio de um cartão
pré-pago, nos moldes do Salvador Card, que valerá para os dois modais. A CCR
estuda como irá comercializar os passes. A assessoria de imprensa da Secretaria
de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) informou que benefícios de
meia-passagem e gratuidade para idosos e crianças de até 5 anos serão válidos
no metrô. Segundo a concessionária, ainda não foi definido de que forma os
benefícios serão concedidos.
Histórico
Para quem não
lembra, o metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter
ficado pronto em 2003. A Linha 1 foi projetada para ter 12 quilômetros, ligando
o centro de Salvador ao bairro de Pirajá, mas só 7,3 quilômetros (uma média de meio quilômetro por ano) ficaram prontos até
o início da “Operação Assistida”. Em abril de 2013, o Governo da Bahia assumiu
a gestão do metrô de Salvador, que até então, era da Prefeitura Municipal.
Mesmo com o
início da operação, a Linha 1 do metrô não está concluída. O Governo da Bahia
prevê ainda a entrega das estações de Bom Juá e Pirajá, que completam a Linha
1, em janeiro de 2015. Já a Linha 2, que vai até o Aeroporto Internacional de
Salvador, deve ser finalizada até abril de 2017. De acordo com o Governo da
Bahia, ao todo, o Sistema Metroviário terá investimento de R$ 3,6 bilhões,
sendo que R$ 1,4 bilhão da CCR, R$ 1,2 bilhão do Governo Federal e R$ e R$ 1
bilhão do Governo Estadual. (Com informações do G1 e A Tarde)
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