segunda-feira, 2 de junho de 2014

Praga tem 'tour da corrupção' que visita obras superfaturadas


agência de corrupção | Jan Hrdy
Visita percorre marcos da corrupção e nepotismo
Quem visitar Praga, na República Tcheca, terá a oportunidade de participar de uma visita guiada inusitada.
Em vez de museus, igrejas e outros pontos turísticos famosos, os visitantes poderão fazer um passeio oferecido pela "agência do turismo da corrupção".
"A corrupção não é apenas o dinheiro gasto da maneira errada. Corrupção é a quebra de confiança e a teia de poder que se constrói com este dinheiro", diz Petr Sourek, fundador do que ele diz ser a primeira agência de turismo de corrupção do mundo.
Por algumas dezenas de euros, Petr e seus colegas lideram uma excursão pelos "marcos de corrupção e nepotismo" que marcaram a transformação da República Tcheca de uma economia socialista planificada para um mercado capitalista.
"Vejo isso como uma ameaça à nossa liberdade, porque estas estruturas mafiosas são fortes o suficiente para intimidar os cidadãos", ele disse à BBC.
Os passeios oferecem aos visitantes uma visão do que aconteceu com as enormes somas de dinheiro dos contribuintes que desapareceram nos bolsos de funcionários corruptos e empresários misterioros.
A visita passa por mansões monumentais, obras públicas superfaturadas e corredores de prédios do governo.
Ao final, os visitantes recebem um souvenir de brincadeira: um diploma em Mestrado em Administração de Corrupção. (Leia matéria completa no site BBCBrasil)

Nenhum comentário: