
Avião foi projetado para dar a volta ao mundo em 2015
Um avião movido a energia solar,
projetado para dar uma volta ao mundo em 2015, fez seu primeiro voo de
teste na manhã desta segunda-feira, na Suíça.
O Solar Impulse 2 decolou de madrugada de uma pista em Payerne e retornou duas horas mais tarde.
A aeronave é uma versão maior e
melhorada de um outro avião, que cruzou os Estados Unidos no ano passado
levando os aventureiros Bertrand Piccard e Andre Borschberg na cabine
de comando.
O piloto de testes Markus Scherdel, que comandou
a missão desta segunda-feira, voou a uma altitude de 1,8 mil metros,
realizando uma série de manobras para testar a aeronave.
Scherdel relatou vibrações durante a fase inicial do voo mas, de maneira geral, a missão parece ter tido resultados positivos.
"Os resultados iniciais parecem estar de acordo
com os cálculos e simulações", informou um comunicado divulgado
posteriormente pela equipe.
Desafio
Nos próximos meses, a aeronave será submetida a mais voos para que receba as certificações necessárias.
"Hoje é um grande dia para a equipe do Solar Impulse", disse Piccard à BBC News.
"Um avião como esse é absolutamente único. E,
pela primeira vez na história, temos um avião que voa sem combustível,
dia e noite, mostrando o incrível potencial de tecnologias limpas, todas
essas tecnologias que o mundo também pode usar de forma a reduzir a
dependência em combustíveis fósseis (...) e resolver o problema da
poluição".
A aeronave é feita de fibra de carbono e tem
envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. No
entanto, o Solar Impulse 2 pesa apenas 2,3 toneladas.
A superfície das asas é coberta por 17 mil
células solares, que alimentam quatro motores elétricos capazes de
atingir velocidade de 140 km por hora.
Durante o dia, as células solares recarregam baterias de lítio que, à noite, mantêm os motores em funcionamento.
O primeiro avião Solar Impulse estabeleceu
vários recordes mundiais, incluindo o de voo mais longo de avião
tripulado movido a energia solar - 26 horas. Outros recordes foram o de
primeiro voo intercontinental de avião movido a energia solar e maior
distância coberta por voo pilotado de nave movida a energia solar
(drones movidos a energia solar são capazes de ficar no ar durante
semanas).
Este último recorde foi estabelecido durante a
épica jornada de Piccard e Borschberg cruzando os Estados Unidos em
maio, junho e julho do ano passado.
Mas o grande feito da dupla torna-se minúsculo
quando comparado à complexidade e dificuldade da volta ao mundo que a
equipe do Solar Impulse 2 planeja fazer.
Isso porque a jornada terá de incluir a passagem
sobre os oceanos Atlântico e Pacífico. Para cruzar o Pacífico, por
exemplo, o avião terá de voar durante cinco dias e cinco noites.
A cabine comporta apenas uma pessoa. Ela contém
um assento reclinável para permitir que o piloto se exercite e tire
sonecas curtas. (BBCBrasil)
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