terça-feira, 3 de junho de 2014

Figurinos juninos em exposição até o dia 31 no Museu Parque do Saber



“Percebi que era difícil encontrar figurinos juninos já prontos, então decidi criar”, explica Vilma Soares, presidente da Associação das Quadrilhas Juninas de Feira de Santana, entidade que pelo quarto ano consecutivo realiza a Exposição de Figurinos Juninos, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.  
A mostra, que está aberta ao público até o dia 31 de junho, é uma síntese dos modelos usados pelas quadrilhas juninas durante as apresentações em festivais do gênero na região. São 25 figurinos confeccionados com luxo, bom gosto e criatividade. Estilizadas ou tradicionais, as roupas impressionam pela riqueza de detalhes.        
O projeto que visa a valorização da cultura típica nordestina é uma parceria da Associação das Quadrilhas Juninas de Feira de Santana  (AQUAJFS) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.         
Participam com seus respectivos figurinos as quadrilhas Korró Korró, República dos Caipiras, Arraiá da Juventude, Princesa do Sertão, Ôxente Gente, Forró da Amizade, Facho de Fogo, Arrasta-pé, Renovação e Cia, Capelinha do Forró e Renovação do Forró.           
A mostra estará aberta ao público das 8h às 18h, no Museu Parque do Saber, na rua Tupinambás, no bairro São João. Vilma Soares lembra que “tudo começou como uma brincadeira sem maiores pretensões, mas caiu no gosto do público e hoje o figurino junino é parte obrigatória dos grupos”.       
Segundo ela, “a exposição tem recebido além do público em geral, a visita de estudantes e de organizadores de quadrilhas juninas até de outras cidades da Bahia”. 

Nenhum comentário: