terça-feira, 10 de junho de 2014

Alex Ferraz

CONTRAPARTIDA
Nada contra multar quem urine em local público. É uma maneria de educar. Todavia, é indispensável que, para que a medida seja justa, haja uma contrapartida do poder público oferecendo sanitários em número suficiente e devidamente limpos. E se for necessário, que sejam fiscalizados.

Frase: O uso de máscaras pelos frentistas é indispensável para evitar danos graves à saúde.

Os frentistas e os riscos do seu trabalho
Inicia-se mais uma campanha salarial dos trabalhadores em postos de combustíveis de Salvador. Como nas campanhas anteriores, nota-se pouca ênfase no que diz repeito à obrigatoriedade do uso de máscaras pelos que abastecem os veículos. Tais máscaras seriam para protegê-los dos perigosos gases dos combustíveis, notadamente da gasolina, que podem causar diversas doenças físicas e neurológicas.
Certa vez escrevi sobre isso, neste coluna (há uns quatro ou cinco anos), nas mesmas circunstâncias, e a entidade que representa os donos do postos refutou, afirmando que "nenhum posto no País fornece máscaras". Ora, mas isso decididamente não significa que a situação esteja correta. Todos podem estar errando, claro!
A verdade é que o contato direto com os combustíveis (através da pele, pelas mãos, já que também não usam luvas) e a inalação dos vapores de gasolina ou diesel, podem, sim, causar sérios males. Daí a surpresa com o fato de o sindicato dos trabalhadores, ano após ano, não insistir como deveria fazê-lo na obrigatoriedade do fornecimento de luvas aos empregados de postos. Afinal, este é um setor que tem uma rentabilidade fabulosa...

E por falar
em postos (I)

Sazonalmente ocorre em Salvador uma promoção modesta neste ou naquele posto de combustíveis, mas logo depois tudo volta ao "normal", ou seja, os preços são unificados.
Assim, caracteriza-se a formação de cartel, pois não há concorrência.

E por falar
em postos (II)

Quem duvidar, que experimente percorrer diversos postos da cidade, de diversas bandeiras, para constatar os preços idênticos.
Para conseguir algo mais é conta, é preciso sair dos limites da cidade (na BR-324, por exemplo).

E por falar
em postos (III)

O posto Petrobras localizado próximo ao Sarah, logo após a entrada para o Costa Azul, é conhecido como "posto escola". Se é assim, deveria começar por ensinar ao seu chefe de pista acomo tratar civilizadamente os clientes e os próprios funcionários.
O senhor que ora ocupa esse cargo costuma ser muito grosseiro. Pega mal pra caramba!

Gargalo nas
Sete Portas

Insisto: um dos maiores gargalos do trânsito em Salvador está ao longo da Rua Djlama Dutra e, principalmente, no Largo das Setes Portas.
Estacionamento irregular, inclusive para carga e descarga, é um dos principais motivos.
E volto a dizer: um modesto agente da Transalvador resolveria trudo. Mas..

Xi, o bicho
vai pegar!

Nota da coluna do Cláudio Humberto: "O herdeiro do Itaú Unibanco, Ricardo Marino, filho de Milu Villela, disse, em Londres, que cresceram as chances de Dilma Rousseff perder as eleições. A afirmação foi para uma plateia de banqueiros, financistas e investidores em evento do Instituto Internacional de Finanças."

Nenhum comentário: