segunda-feira, 2 de junho de 2014

Coluna

FANTASMAS
Paulo Maluf - que é procurado pela Interpol - garante que Dilma será reeleita no primeiro turno. Sua declaração foi feita em ato de apoio a Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo. E ainda vêm me falar de "fantasmas do passado". Olha eles aí, gente, bem do seu ladinho! Sarney, Collor, Renan e turma que o digam! Cada uma...

Frase: Em São Paulo, Recife, Aracaju e Rio de Janeiro, para citar algumas cidades, eles estão por toda parte, a pé.

Por que Salvador não tem agentes de trânsito?
A capital baiana vive, sem dúvida, um momento de muito cuidado e atenção por parte da prefeitura, como há muito tempo não se via. Um dos grandes problemas, que era a malha viária totalmente destruída, vem sendo solucionado com qualidade e rapidez, uma combinação, convenhamos, difícil.
Porém - e a despeito das obras viárias que vêm sendo executadas tanto pela prefeitura como pelo Estado - o trânsito ainda é um calcanhar de Aquiles para o prefeito, devido, creio eu, a uma metodologia errada (e na qual os responsáveis insistem) da Transalvador.
Testemunhei em Recife, São Paulo e mesmo aqui na vizinha Aracaju a presença CONSTANTE de agentes de trânsito nos pontos de engarrafamento, instruindo motoristas e coordenando o tráfego de tal forma que o congestionamento se reduz ao mínimo. Por incrível que pareça, Salvador é uma INEXPLICÁVEL exceção neste velho e bom sistema.
Pontos com Largo das Sete Portas (que atinge Djalma Dutra, Nazaré, Aquidabã etc.) são deixados ao léu pelo órgão de trânsito. Nunca há um agente no local, pelo menos nos horários de pico (manhã, meio-dia e início da noite).
No Aquidabã, motoristas de ônibus e automóveis que vêm do túnel Américo Simas, no final da tarde e início da noite, travam a sinaleira de acesso ao Vale de Nazaré, e não estão nem aí. Novamente, nunca há um só agente de trânsito.

Ainda sobre
o trânsito (I)

Seguindo neste desabafo, enumero outros pontos de estrangulamento da área central da cidade, como o famigerado acesso ao Barbalho pela Ladeira de Nazaré (Viaduto do Aquidabã), onde funciona o Hospital Santa Izabel, o Largo de Nazaré - onde colégio Salesiano, de novo o Santa Izabel e um supermercado formam filas, junto com táxis - e a Avenida Joana Angélica, com ponto de estrangulamento no Campo da Pólvora.
Novamente, ausência absoluta de agentes de trânsito.

Ainda sobre
o trânsito (II)

Fico a pensar: o que fazem os agentes de trânsito de Salvador? Onde ficam entocados para só saírem na madrugada à cata de bêbados ao volante e de multas vultosas?
Qualquer pessoa com moderado QI sabe que máquinas, apenas, não controlam o trânsito. A presença do ser humano é indispensável, e ponto final.

Ainda sobre
o trânsito (III)

Aliás, ponto final, vírgula! Quero aqui lembrar da minha adolescência e juventude, quando a Polícia Militar controlava o trânsito na cidade. Era quase perfeito. Sempre policiais nos pontos críticos, inclusive ajudando pessoas idosas a atravessar a rua, uma coisa de primeiro mundo.
Recadinho para a Transalvador de gabinete: não adianta colocar um agente hoje, amanhã, e depois sumir com ele. Tem que ficar lá. TRABALHANDO, minha gente, debaixo de sol e chuva. Ou não?

Isto é
Brasil, sil, sil!

Um dos matadores do índio Galdino, queimado vivo em Brasília em crime de extrema crueldade, foi aprovado em concurso da Polícia Civil e vai ganhar mais de R$  7.500 mensais.
Só aqui, nesta terrinha lascada, um assassino cruel vira policial. Se fosse nos Estados Unidos, por exemplo, estaria comendo cadeia até o resto da vida. Me batam um abacate!

Segundo Pelé,
é tudo normal

O abominável Pelé (que foi, claro, excelente jogador. E só!) deve estar tranquilo com mais duas mortes na construção civil no País, nas últimas 24 horas.
Uma no metrô do Rio e outra no de Salvador. Ambos operários.
Mas, segundo o "rei" do besteirol, melhor dizendo, do futebol, isso acontece, é normal. Vá dizer isso às famílias dos mortos.

Nenhum comentário: