sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Alex Ferraz

BALELA
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o ajuste fiscal criará uma "sociedade mais justa". Traduzamos: os pequenos vão pagar caro pelos rombos dos grandes, que seguirão grandes, aumentando seus próprios salários e sugando o erário. O resta é conversa mole para bovino dormitar, como diria Jânio Quadros.

O que é roubar um banco, diante de fundar um banco? (Bertolt Brecht)

Bancos desdenham da segurança
Caixas eletrônicos seguem sendo explodidos sem qualquer cerimônia pelos bandidos. Seja na capita ou no interior. Os assaltantes desafiam a Polícia (inclusive fazendo policiais reféns) e, claro, apostam na impunidade, na falta de investigação etc.
Os bancos, por sua vez, não movem uma palha para oferecer o mínimo de segurança aos seus clientes, embora muitos desses clientes paguem, hoje, o absurdo de 200% de juros no cheque especial, ao ano.
Eis uma situação absolutamente injusta. Que tal o Ministério Público agir? Ou será que o poder dos banqueiros extrapola e tudo, neste país?

Todo cuidado é pouco
Ano passado, acidentes de trânsito no País mataram quase 800 pessoas, durante o Carnaval. Portanto, é preciso ter cuidado, muito, e saber que ainda temos a maioria de estradas saturadas, mal sinalizadas e muitas esburacadas. Viajar à noite, nem pensar. E saber que dirigir na estrada não é nem de longe o mesmo que dirigir na cidade. As medidas são maiores, tudo é mais amplo, menos as estradas.

Uma lembrança brilhante
Impagável a citação feita por Joaci Goes, ontem, em seu artigo nesta Tribuna. Trata-se de uma frase de Roberto Campos: "A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor."
Isso me faz lembrar Ulysses Guimarães, quando disse: "Este Congresso é pior que o passado e melhor que o próximo." Verdades imortais.

Crise no setor elétrico (I)
Deu na coluna do Cláudio Humberto, ontem: "Poderosos diretores de Engenharia de estatais de energia do governo federal, todos prepostos do PT, apesar de mandarem em tudo até à revelia dos respectivos presidentes, tornaram o setor elétrico um dos mais ineficientes, como indica o risco de colapso no fornecimento de energia. Os negócios bilionários prosperam, mas não as obras. Um dos casos mais gritantes é o da Chesf, segundo avaliação de especialistas."
Crise no setor elétrico (II)
E conclui: "Sinal eloquente da ineficiência da Chesf é a quase paralisia dos seus 52 milionários projetos de transmissão de energia eólica. Só no projeto Casa Nova, de geração de energia eólica, a Chesf investiu mais de R$ 600 milhões, e ainda não produziu um só quilowatt." Portanto, nem só a Petrobras. Que horror!

Presença no Carnaval
A Ford, mais uma vez, está presente no Carnaval de Salvador. Pelo 15º ano consecutivo, a montadora patrocina o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, um dos mais tradicionais do carnaval baiano. O trio faz grande sucesso entre o folião pipoca, pois permite que todos participem da grande festa popular sem exigir uso de abadás. O bloco ainda realiza uma grande ação social ao solicitar doações de latas de leite em pó para ajudar instituições carentes da cidade. Além do Fobicão, a Ford também apóia o Camarote da Policia Militar da Bahia, que funciona tanto no circuito Barra/Ondina, quanto no circuito do Campo Grande.

Nenhum comentário: