sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Coluna

BRT, VLP, PQP ...
         Conheci “seo Lunga” há muitos anos, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Conheci também Paulinho, dono de um bar muito frequentado por Lunga. E foi Paulinho quem me contou esta estória: Segundo ele, que serve caldos e petisco deliciosos no seu bar, Lunga chegou um dia com uma ressaca brava, sentou à uma mesa e pediu um caldo. Do balcão ele perguntou se Lunga queria o caldo num prato ou num copo. Ao que ele retrucou – “Traga essa desgraça varrendo, mas traga”! É como eu me sinto quando ouço tanta discussão inútil acerca dos projetos para melhorar a mobilidade urbana de Feira de Santana. Se é melhor assim ou assado, se BRT ou VLT. Pelo amor de Deus, façam até a PQP, mas façam!

Coisa do Brasil
         Em todos os meios sociais o rombo da Petrobras não tem gerado tantos comentários quanto a bunda da Paola Oliveira. Isso é que é um povo politizado. Bem ao gosto dos políticos.

Coisas do Brasil II
         Por falar nisso, um frentista, sem nenhum antecedente criminal, atirou e matou um jovem que, junto a outros, fazia um protesto em frente a um posto de combustíveis contra o aumento dos derivados de petróleo. Segundo o frentista, usava a arma porque tinha medo dos bandidos que ameaçam a segurança de quem trabalha e produz como, no caso, o próprio frentista. Será que em algum momento ele pensou que aquelas pessoas que protestavam, inclusive o jovem que ele matou estupidamente, estavam ali defendendo os direitos dos cidadãos brasileiros, entre ele, o próprio frentista? Eita povinho politizado! ...

Surpresas?
         Segundo o confrade Alex Ferraz, “investigações profundas na Eletrobrás e no BNDES podem trazer baitas surpresas”. Surpreso mesmo, meu caro Alex, eu vou ficar se não descobrirem nenhuma falcatrua.

Jogos das Comunicações
         Fico sabendo que meu amigo João Artur e o colega, fotojornalista Jorge Magalhães, com o apoio do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, vão reeditar os Jogos das Comunicações, envolvendo funcionários e diretores de empresas de comunicação da cidade. Faço aqui um singelo pedido: Não esqueçam de prestar uma homenagem a Zadir Marques Porto, idealizador dos Jogos na década de 80, que foram realizados graças ao apoio de João Artur, então diretor do Sesi. Digo isso porque, de repente, pode surgir um falso “pai da criança” reivindicando para si as devidas homenagens, caso aconteçam. No mais, eu que sempre fui um entusiasta e participante dos jogos, fico feliz em saber que a chama não se apagou.

Festa de Santana
         Por falar em “pai da criança”, lembro que a UEFS resgatou, com grande sucesso, o Bando Anunciador da extinta Festa de Santana. No rastro da ideia, juntei-me a Reginaldo Tracajá e o médico Outran Borges, no intuito de resgatar a Lavagem da Igreja, também extinta junto com a Festa de Santana. Nos moldes que imaginamos, não feria os princípios morais e religiosos da Igreja, de forma que contamos com o apoio do Arcebispo Dom Itamar Vian. Contudo, quando nos preparávamos para passar da palavra à ação, eis que surgiu Luizinho, ex-jogador do Fluminense, que estava vereador, apregoando aos quatro ventos de que ele iria resgatar a Lavagem da Igreja. Diante do poder da “otoridade”, recolhemos nossas armas e esperamos para ver o que aconteceria. Estamos esperando até hoje...

Presente 
          E o baiano ganhou um presente no carnaval. A partir de hoje, as tarifas dos ônibus intermunicipais estão 8,92% mais caras no estado. Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o índice é baseado no coeficiente de vários insumos, como combustível. A passagem de Salvador para Feira de Santana, por exemplo, no ônibus executivo vai passar de R$ 27,60 para aproximadamente R$ 30.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali levar lenha para quem quiser entrar na Levagem da Lenha

Nenhum comentário: