quinta-feira, 20 de abril de 2017

Baleia Azul 'é só o gatilho': o apelo viral de Felipe Neto sobre as reais causas do suicídio



O nome parece inocente, mas os relatos de um jogo apelidado de Baleia Azul têm preocupado os brasileiros por causa dos casos de suicídio - ou de tentativa de suicídio - supostamente ligados à "brincadeira". Pelo menos três Estados registraram ocorrências do tipo: Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba.
Segundo relatos, a ideia do jogo, que tem os adolescentes como alvo principal, é lançar 50 desafios aos participantes via mensagens de WhatsApp - muitos deles requereriam automutilação e incentivariam os jovens a se colocar em situação de perigo. O último seria tirar a própria vida.

Diante da "popularidade" do Baleia Azul, o youtuber Felipe Neto, que tem mais de 10 milhões de seguidores no YouTube, gravou um vídeo para alertar as pessoas - não sobre o jogo, que ele chama de "consequência", mas sobre o real problema que leva as pessoas a cometerem suicídio.

"Quero trazer coisas aqui muito importantes sobre o mundo da depressão de fato. Que é muito mais importante do que o jogo. O jogo é um assunto sério, que precisa ser debatido. Mas o que é esse jogo? Vocês acham que o jogo da Baleia Azul é o responsável pela morte desses jovens? Eu não gostaria de acreditar que alguém saudável, estável psicologicamente jogue um jogo desses e termine se matando", diz Neto no vídeo, que já teve mais de 4,6 milhões de visualizações e quase meio milhão de comentários.

Em entrevista à BBC Brasil, Felipe Neto, diagnosticado com depressão há sete anos, reiterou a importância de se aproveitar o momento em que o tema do suicídio vem à tona para falar sobre suas reais causas.

"A depressão e os transtornos mentais reagem a determinados gatilhos, que podem vir de uma série, de uma conversa, de uma palestra, de um jogo. O que eu acho importante é entender que o jogo em si é consequência, não é causa. Não acho que uma pessoa saudável mentalmente se mate por diversão. Isso é a consequência, e temos que tratar a causa", afirmou.

"De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 100% dos suicídios são consequência de doença mental. Então não é fraqueza, não é egoísmo, não é covardia. Os números não mentem."

Segundo os dados mais recentes da OMS, o Brasil é o país que mais registra casos de depressão na América Latina e, considerando todo o continente, fica atrás apenas dos Estados Unidos.

Cerca de 5,8% da população brasileira tem diagnóstico de depressão e, para o youtuber, os casos podem ser muito mais numerosos se forem consideradas as pessoas que ainda não buscaram ajuda médica.

No vídeo, ele ainda cita outro dado alarmante: o Brasil é o oitavo país do mundo onde se cometem mais suicídios. "Acho que já está mais do que estabelecido com esses dados que a depressão é uma das doenças mais perigosas da atualidade. E é preciso ter uma estratégia de combate ao suicídio e à depressão, com envolvimento do governo, da mídia, da sociedade", pontuou.  Leia mais no BBCBrasil

Nenhum comentário: