quarta-feira, 21 de junho de 2017

Seu ouvido para música é melhor do que você imagina



Ter um ouvido absoluto é ser capaz de “enxergar” música em tudo. Além de identificar os sons de qualquer nota musical e reproduzi-los com perfeição, quem tem a audição treinada ao máximo pode fazer o mesmo também com barulhos da natureza, de animais, máquinas e o que mais estiver ao alcance do ouvido.

Tais privilegiados tem ouvido igual ao de nomes como Beethoven, Bach e Mozart. Este último, reza a lenda, teria gritado “sol sustenido” ao ouvir o som do guincho de um porco quando pequeno.


Mas parece que a habilidade não é tão rara assim. As estimativas de que o ouvido absoluto ocorreria em 1 em cada 10 mil pessoas estão sendo revistas. É o que aponta um estudo publicado no periódico Music Perception. Mesmo pessoas sem nenhum tipo treinamento musical formal – como aquelas aulas de violão ou de piano que você tomou por três meses – podem ter audição absoluta.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas realizaram uma série de experimentos de percepção. Os voluntários tinham de avaliar o quanto cada nota tocada pelos cientistas casava com uma sequência de acordes que eles tinham acabado de ouvir – identificando, por exemplo, um Fá Sustenido (F#) perdido no meio da clássica sequência Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si. Como o esperado, as notas fora de contexto ganharam avaliações baixas, enquanto as que se encaixavam perfeitamente pontuaram melhor.


 (Super Interessante)

Nenhum comentário: