O uso é simples e intuitivo: em cada post, haverá um pequeno botão com o ícone “i”. Ao clicar nele, o usuário verá informações sobre o veículo de onde aquela notícia saiu.
Veja o passo a passo da nova funcionalidade, de acordo com o vídeo de apresentação do próprio Facebook:
![]() |
O novo botão contexto, localizado na parte inferior direita dos links (Facebook/Divulgação) |
![]() |
Será possível ver um resumo daquela página, com informações relevantes para se confiar (ou não) nela. Haverá ainda como optar por seguir o veículo (Facebook/Divulgação) |
![]() |
Além disso, o Facebook mostrará os últimos artigos publicados pela página, e os locais e quais dos seus amigos compartilharam o link em questão (Facebook/Divulgação) |
A ferramenta é parte do esforço do Facebook que, desde 2016, vem
enfrentando críticas em relação ao compartilhamento de fake news em sua
plataforma. Em 2017, o escândalo envolvendo a empresa Cambridge
Analytica e o vazamento de dados que pode ter influenciado as últimas
eleições dos EUA colocaram a empresa de Mark Zuckerberg sob pressão.
O botão contexto já estava em fase de testes desde o ano passado nos
EUA. Agora, o recurso se expandiu para a América Latina: além do
Brasil, Argentina, Colômbia e México passam a contar com o botão,
segundo comunicado oficial da empresa.
Enquanto não criam algo para barrar as correntes mentirosas que você
provavelmente já viu no grupo da família do Whatsapp, resta saber qual
será o impacto do novo botão nas próximas semanas antes do segundo turno
das eleições presidenciais por aqui.
Super Interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário