domingo, 24 de março de 2019

Referência em três áreas da saúde, Santa Casa de Feira completa 160 anos de fundação neste segunda-feira, 25

 Mais tradicional e importante instituição filantrópica de Feira de Santana e também uma das representativas da Bahia, a Santa Casa de Feira de Santana completa 160 anos de fundação esta segunda-feira, 25. Ao longo dos últimos anos, as unidades especializadas da Santa Casa se tornaram referência no atendimento de saúde para a macrorregião centro-leste da Bahia, que compreende 72 municípios.
A Santa Casa cresceu e especializou-se em três importantes áreas da saúde – cardiologia, oncologia e transplante renal. Nas últimas décadas, apesar das crises enfrentadas pelos governos na área de saúde, a instituição venceu dificuldades e vem, ano a ano, se modernizando.
A instituição foi fundada em 25 de março de 1959 sob a liderança do juiz Luís Antônio Pereira Franco.
“Hoje, nossa unidade hospitalar realiza diversos procedimentos da área intervencionista em cirurgia cardiovascular; contamos com uma renomada equipe médica que reúne alguns dos melhores especialistas de suas áreas na Bahia”, comemora a diretora geral do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy.
Provedor da Santa Casa no período entre 1983/84, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, diz que “a história da instituição é belíssima, pois ela sempre esteve de portas abertas à comunidade, atendendo à população mais humilde e salvando milhares de vidas”. Na visão dele, é “importante que a instituição continue crescendo e evoluindo para atender o maior número de pessoas”.

HOSPITAL DOM PEDRO
Uma das mais antigas unidades hospitalares da Bahia, o HDPA/Santa Casa é um patrimônio da coletividade em Feira de Santana, defende o médico João Batista de Cerqueira, que também foi vice-provedor nos anos de 2008 e 2009; entre outras atividades, o médico é autor de dois livros sobre a história da instituição e foi ele quem coordenou no ano de 2005 a Comissão de reestruturação do Corpo Clínico do Hospital Dom Pedro de Alcântara.
O hospital realiza anualmente 500 mil procedimentos entre cirurgias gerais, cardíacas, renais, consultas e exames de imagem e laboratoriais.
No setor de cardiologia, a cada ano são realizadas 170 cirurgias e nada menos que 1.500 procedimentos importantes, a exemplo de cateterismos, angioplastia e implantes de marca-passo.

ONCOLOGIA E TRANSPLANTES RENAIS
Inaugurada no ano de 2008, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon, representa uma das principais esperanças para a população mais humilde na luta para vencer o câncer em suas mais degradantes formas. Desde que abriu suas portas, a Unacon já atendeu a 40 mil pacientes da macrorregião centro-leste da Bahia, garantindo tratamento adequado à comunidade. 
A unidade dispõe de dois aceleradores lineares – equipamentos de alta tecnologia desenvolvidos para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos do câncer. A cada mês são realizadas 2.500 consultas em Oncologia, 1.900 pessoas recebem tratamento de quimioterapia e 155, o de radioterapia.
Já na área de transplante renal, a Santa Casa ocupa o posto de segunda maior unidade transplantadora da Bahia, o que lhe conferiu em 2018 o título “Hospital Amigo do Transplante”. De 2015, quando fez o primeiro transplante, a 2019, o HDPA já realizou nada menos que 150 cirurgias renais. 
Em comparação ao primeiro ano, o número de transplantes aumentou nada menos que 700%. Ano passado foram realizadas 66 cirurgias. Este ano, apesar de estarmos apenas no terceiro mês do ano, 13 transplantes já foram realizados.

HOSPITAL ESCOLA

O Hospital Dom Pedro de Alcântara vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo quatro importantes projetos de ensino e pesquisa, que contribuíram para transformar a instituição também em hospital-escola.
Os programas de treinamento para profissionais em Residência Médica são das especialidades de uroginecologia e ginecologia oncológica, aperfeiçoamento em ultrassonografia, a especialização em ecocardiografia para adultos e duplex scan de carótidas e vertebrais e finalmente a cirurgia cardiovascular, que oferece estágio, treinamento e produção científica durante cinco anos.
Somando os quatro programas, o HDPA ja formou 25 médicos e outros estão em residência. Para o médico André Almeida, que coordena o programa de pesquisa em Ecocardiografia, “os projetos de ensino e pesquisa ampliam de forma significativa o espectro de atuação da Santa Casa e eleva o nome da instituição como espaço de produção científica, tornando-a mais renomada dentro e fora do Estado. Tenho a honra de fazer parte deste projeto tão valoroso, me sinto realizado como profissional e como feirense, pois eu nasci aqui, sei da importância da Santa Casa”, ressalta Dr. André.

PROGRAMAÇÃO

Dois importantes eventos marcam a celebração pelo aniversário de 160 anos da Santa Casa. Na segunda-feira, 25, às 18:30, será celebrada na Capela de Nossa Senhora da Piedade uma missão em Ação de Graças pelas conquistas da instituição. A capela esta situada no estacionamento do HDPA.
Na terça-feira, 26, às 19:00, uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores marcará também a data.

Linéia Fernandes -
Assessoria de Comunicação/Seduc)


Nenhum comentário: