O médico Kayro Brito é de Manaus, no Amazonas, e compartilhou vídeos em que mostra os presentes simples que recebe dos pacientes como demonstração da gratidão deles. - Foto: @kaayro_ |
Era costume dos moradores da zona rural "pagar" os serviços dos médicos com o que colhiam em suas propriedades. Frutas, legumes, verduras, pequenos animais, era o que tinham para retribuir o profissional pelo seu atendimento. Ainda nos dias de hoje isso é comum nessas localidades como mostra a matéria a seguir, publicada pelo Só Notícias Boas.
A gratidão não tem forma própria, é o que é. Um médico brasileiro que o diga: após um dia de trabalho, ele mostra os presentes simples que ganha dos pacientes. Tem de tudo um pouco – pato, galinha, o peixe surubim e frutas. O inusitado chama a atenção das redes sociais.
O médico Kayro Brito é de Manaus, no Amazonas, e compartilhou nas redes os vídeos com os singelos presentes, depois de um dia de trabalho.
Os mimos agradaram internautas e seguidores. Eles lembram que o carinho tem formas variadas de ser expressado.
A gratidão da simplicidade
Nas redes sociais, a interpretação é que o médico brasileiro é muito querido e atencioso para receber presentes, mesmo que simples, mas especiais.
“Esse deve ser um médico atencioso. Para nós, são presentes estranhos, mas para os pacientes uma demonstração de gratidão”, reagiu uma seguidora. “Que lindo o amor dos seus pacientes por você. Isso mostra que está no caminho certo”, reagiu.
“Em algumas regiões, as criações no quintal e os plantios são as únicas fontes de renda e alimentação. Talvez tenha mais que presentes aí”, acrescentou outro.
Brasil do interior
No interior do país, ainda há o hábito preservado de retribuir afetos com presentes caseiros.
Além dos animais e plantas, são frequentes as trocas de pratos, comidas saborosas.
Há regiões em que o convidado para o almoço ou jantar, sempre chega com o prato pronto da sua especialidade: seja doce ou salgado.
Esses costumes tradicionais registram a cultura do povo e preservam características regionais próprias. E isso tudo tem nome: gentileza.
Há de tudo um pouco: pato, galinha, limão e peixe, são presentes simples que o médico Kayro Brito, de Manaus, ganha como gratidão dos pacientes. Foto: @kaayro_ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário