segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

AMINÉSIA
Por onde anda o programa Fome Zero? Será que toda a população brasileira foi alavancada para a “classe média” que ganha até meio salário mínimo? Bem, a promessa era que nenhum brasileiro teria prato vazio na sua mesa. Isso foi em 2002...

Patrimônio público abandonado
Há alguns meses, ladrões roubaram mais de uma centena de refletores que tornavam belíssima a paisagem do Jardim de Alah. Se o roubo foi feito durante o dia, nada mais fácil para flagrar. E se ocorreu à noite, melhor ainda, porque, certamente, os refletores iriam se apagando a cada furto. No entanto, até hoje ninguém sabe coisa alguma sobre o que aconteceu. A Polícia, se é que houve alguma investigação, nada diz. A prefeitura (ainda temos uma?) jamais se pronunciou a respeito, como se o fingir de morto fosse algo para convencer à população “estúpida” que, certamente, devem pensar ser a de Salvador aqueles que teoricamente deveriam fiscalizar a cidade.
Mais recentemente, esta Tribuna denunciou o roubo de fios de cobre nas instalações elétricas da (ex) Orla de Salvador, onde ladrões surrupiam tudo, também à luz do dia.
Pergunto, sem QUALQUER esperança de resposta digna (ou não digna): por onde anda a Guarda Municipal de Salvador? Por onde andam nossas polícias, que, pelo visto, são incapazes de monitorar e apurar furtos contra o patrimônio da cidade? Ou será que há conivência dessas e de outras instituições com a depredação cuja culpa jogam nos “vândalos”?
Senhores, sejam vocês quem for, a população de Salvador não é idiota (e já provou isso nas últimas eleições municipais) e quer uma satisfação. Fingir-se de morto, ficar mudo, é coisa de vagabundagem. E jamais, claro, passou por minha cabeça que os responsáveis por esta capital, a terceira maior do país, ajam desta forma! Então...

Frase: Onde está a bendita Guarda Municipal de Salvador?

Afinal, o petróleo
é nosso? (I)

Amo de coração a obra de Caetano Veloso. Mas ele se separou da Bahia, do Nordeste, do Norte, e deve estar “se achando”.
A ponto de defender o Rio de Janeiro nesse esdrúxulo caso dos royalties do petróleo.
Pois é: houve um tempo em que o petróleo era “nosso”. Hoje é do Rio de Janeiro, e acabou.

Afinal, o petróleo
é nosso? (II)

Seria interessante se o Sr. Caetano Veloso, que tantas letras e músicas belíssimas nos deu e dá, se lembrasse que foi na Bahia que o petróleo foi descoberto no Brasil.
Mas, pelo visto,”acariocou-se” de vez. Lamentável.

O caos nos
aeroportos (I)

Viajei entre quinta e ontem a São Paulo. Na ida, paguei R$ 20,50 por um sanduíche de frango e um suco, no aeroporto de Salvador.
Na volta, em Guarulhos, pior: R$ 40 por um pedaço de frango e um suco de laranja.
É, pelo visto, a Infraero, Anac e os administradores dos aeroportos privatizados pelo PT (como o de Guarulhos, maior do Brasil), ainda pensam que só quem viaja de avião hoje é a elite? Uns idiotas!

O caos nos
aeroportos (II)

Além dos preços, as escadas rolantes, o resgate da bagagem nas esteiras, o ar condicionado, enfim, dezenas de outros pontos estão mostrando falhas incríveis nos aeroportos brasileiros, pelo menos entre Guarulhos e Salvador.
É de se perguntar, socraticamente, como sempre: “E na Copa, como será?” Hahaha.
Sobre a bendita
cerveja
Algumas das frases que fotografei em São Paulo, no bar Madadaya, na Rua Frei Caneca, sobre esta bendita bebida:
“É uma pena que todas as pessoas que sabem governar o mundo estejam neste momento ocupadas bebendo cerveja” (George Burns, ator americano)
Ou ainda: “Comecei a beber cerveja por causa de uma mulher. E nem tive tempo de agradecê-la” (W. C. Fields)
1 COELBA – De hoje a 7, as Agências Móveis da Coelba, veículos especialmente montados para levar até os consumidores os serviços da concessionária, atendem consumidores em São Marcos (Praça de Esporte Nivaldo Jaqueira, próximo ao posto de saúde) e Engenho Velho de Brotas (na Rua Padre Luiz Figueira, final de linha).
2 CORPO - O Espaço Calli, Centro de Reabilitação e Cuidados com o Corpo, está realizando uma campanha para arrecadar fraldas descartáveis para o Lar Vida, um orfanato de crianças com deficiência. Para doar, basta entregar as fraldas tamanhos geriátrica P ou infantil extra G no Espaço Calli, que fica na Rua Itabuna, 119, no Rio Vermelho. O telefone para contato é 71 3335-3755.
3 LIVROS - A UNEB foi escolhida para sediar, entre os dias 3 e 7 de dezembro, as atividades da Comissão de Avaliação de Livros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nenhum comentário: