segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

Trânsito
Que Salvador está parada, todo mundo sabe. Mas pontos como Paralela, San Martin e Liberdade batem recordes e tiram qualquer um do sério. Como não há nada mais a fazer agora, só resta esperar a posse do novo prefeito. E haja paciência!

Sítio histórico, população sitiada
A Praça da Soledade, precisamente em frente à estátua Maria Quitéria, está sem qualquer segurança, em que pese ser um local um ponto histórico da cidade e, nas vizinhanças, abrigar um dos símbolos do Dois de Julho, que é a galeota Gratidão do Povo. Em plena luz do dia, sempre, e todos os dias, ficam vários sacizeiros, estudantes, fumando maconha atrás do Convento da Soledade. Eles agem naturalmente, sem se intimidar com o grande fluxo de pessoas, que ali transitam.
Além disso, todos os dias são registrados vários assaltos, roubos de celulares, nos pontos de ônibus, repito, em plena LUZ DO DIA. Ninguém fica tranquilo, pois os marginais intimidam com facas, e muitos com arma de fogo. Não existe policiamento na área, e apenas passa uma viatura, de hora em hora. Não há qualquer policiamento ostensivo no local, logo nesta área da Liberdade, que a cada dia, fica mais perigosa. A 2ª Delegacia fica a poucos metros de distância, mas a marginalidade não dá a mínima. Um retrato do abandono da capital baiana, com certeza.

Não dá para
entender (I)

Recentemente, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou projeto do governo criando mais de 60 novas taxas e aumentando o valor de outras 60.
O curioso é que o mesmo governo acaba de anistiar milhões de devedores do IPVA. Ora, se precisa tanto de arrecadar, por que a anistia?

Não dá para
entender (II)

Aliás, a justificativa para o aumento de taxas e impostos foram as perdas com isenções do IPI e ICMS, feitas para incentivar a vinda de indústrias para o Estado.
Ou seja, os grandes são beneficiados e quem paga a conta, claro, somos nós. É fogo!

Frase:Nem mesmo o espírito da célebre galeota Gratidão do Povo consegue proteger os moradores da Lapinha

Prioridades
suspeitas (I)

O Castelão, arena esportiva de Fortaleza, foi inaugurado ontem. Ficou pronto em tempo recorde, melhor dizendo, três meses antes do prazo previsto pela construtora.
É incrível a rapidez com que se constroem equipamentos deste tipo, enquanto obras de transporte, educação e saúde pública levam séculos para serem concluídas.
 
Prioridades
suspeitas (II
)
Essa disparidade só faz acentuar a ideia formada que já temos de que, o que falta, mesmo, para termos obras viárias, hospitais e escolas é vontade política.
Se houvesse uma “Fifa” metida nisso, certamente já seríamos país de primeiro mundo no setor. Mas...

Corporativismo
criminoso

É assustadora a dificuldade que brasileiros enfrentam para conseguir indenizações (sempre pífias, quando saem) por conta de erros médicos que não raro resultam em morte.
Fico a pensar o que leva a Justiça a tratar com tanta morosidade esse problema. Será que é pressão do lobby dos médicos e suas entidades?
E mais: se as indenizações fossem pesadas, certamente a medicina seria levada mais a sério neste país.
1 LACERDA - O Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade de Salvador, é tema da edição especial de latas decoradas Brahma, inspiradas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, são 12 estampas, que representam: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Natal e Porto Alegre. As latas decoradas Brahma são uma extensão das diversas iniciativas que serão promovidas pela Brahma marca em homenagem à Copa do Mundo de 2014.
2 COELBA - Até o próximo dia 21 as Agências Móveis da Coelba, veículos especialmente montados para levar até os consumidores os serviços da concessionária, atendem moradores do Ogunjá (Av. Vasco da Gama, anexo à Ceasa) e Ilha de São João (no Conjunto Paripe - Cia, na Rua Sobrado). Em ambos os locais, o horário de funcionamento é das 8h30 às 16h30. O objetivo é realizar atendimento especial de cadastramento dos clientes na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia.
 

Nenhum comentário: