sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia Mundial de luta contra AIDS

Educação sexual na escola é 'fundamental' para desfazer mitos

 Apesar do aumento de fontes de informações, os adolescentes mantêm muitos fantasmas sobre a sexualidade. Essa é a conclusão do consultor de educação sexual Marcos Ribeiro, após realizar uma série de debates em colégios do Rio de Janeiro.
"O que mais nos preocupou foi em relação à prevenção, ao uso de camisinha. Os garotos ainda trazem o mito (pensamento mágico) de que 'isso não vai acontecer comigo'. Usam o discurso de que 'conhecem a garota' ou, em alguns casos, disseram que o 'bom é pele a pele'. Associam a Aids, por exemplo, como algo distante, da realidade deles", afirma Ribeiro.
Para o consultor, a escola é, sim, lugar para falar sobre sexo e é "fundamental ter programas de educação sexual nas escolas em parceria com os pais voltados para esse público".
O consultor convidou o ator David Lucas, 17, para conversar com adolescentes e ver quais são as dúvidas mais frequentes dos jovens. Dos debates nasceu o livro "Tribo Adolescente" (Planeta Jovem), que responde perguntas coletadas e dá dicas de como o assunto pode ser tratado por professores.
Confira algumas das dúvidas que atormentam os jovens:

Qual a frequência certa para a pessoa se masturbar?

A gente tem que ter cuidado ao dizer o que é "certo" e "errado". Isso porque cada pessoa tem um "relógio interno" muito próprio e um prazer individual que decide o que é mais apropriado. Por isso,  a frequência "normal" vai depender do ritmo "ideal" para cada um.

A menina pode engravidar na primeira vez?

Pode sim. Se ela estiver num período fértil (o ovócito saindo do ovário e caminhando pela tuba uterina) e não usarem nenhum método para evitar uma gravidez, como a camisinha, pode acontecer de ocorrer a fecundação, mesmo que ela esteja tendo relação pela primeira vez. Uma vez só é suficiente para ocorrer uma gravidez.

Qual a idade ideal para a primeira relação?

Não há receita. O que se deve repetir é: tenham responsabilidade. Quando a garotada está com muita dúvida, certamente não é o momento certo.

Como pedir para ele usar camisinha se é nossa primeira transa e eu tenho medo de que ele ache que não confio nele?

Antes de pensar o que ele vai achar, você precisa se proteger. Diga a ele que quem ama cuida e quem cuida ama. E se o carinha desistiu de você -- ou a menina, porque o cara só transa se for de camisinha --, certamente não era a pessoa certa. Legal é o garoto e a garota que só transa de camisinha.

A camisinha comigo já estourou...

Talvez ela não esteja sendo usada adequadamente. A camisinha está sendo guardada de forma adequada? Será que ao abrir a embalagem com os dentes você não danificou a camisinha? Vocês estão apertando a ponta e tirando o ar? Isso é fundamental, porque se não for feito ela tem tudo para estourar por causa do ar que fica em seu interior.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: